Varejo e franquia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1- DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO VAREJISTA

Segundo Kotler (1998, p. 493), “o varejo inclui todas as atividades envolvidas na venda de bens e serviços diretamente aos consumidores finais para uso pessoal. Um varejo ou loja de varejo é qualquer empresa cujo volume de vendas decorre, principalmente, do fornecimento por unidade ou pequenos lotes”.

Ainda, para Kotler (2000, p. 524) "afranquia consiste em um sistema contínuo e integrado de relacionamento entre franqueador e franqueado, que permite ao franqueado conduzir um certo negócio de acordo com um padrão de procedimentos e marca definidos pelo franqueador".

[pic]
Logo da loja de Cosméticos Mahogany.

[pic]
Slogan da loja de Cosméticos Mahogany.

1.1. Histórico da Empresa

Marca desde 1991 no mercado de Cosméticos,sempre elaborando produtos Premium de cuidados pessoais, diferenciados com alto padrão de qualidade, voltados principalmente para o segmento de Prestígio.
Trabalha em parceria com os principais fornecedores globais assegurando a criação de produtos de acordo com as mais recentes tendências e conceitos internacionais; além de garantir a eficiência dos produtos que são testados em laboratórios decertificação de padrão mundial.
Com o foco em produtos inovadores e tecnologia de ponta, o laboratório Sklean do Brasil, amplia seus canais de distribuição através das franquias Mahogany, objetivando oferecer nesses locais soluções para diversas necessidades dos seus consumidores.
A marca tem como estratégia focada os inovadores e constantes lançamentos.
Mahogany, ou mogno é aárvore nobre da região amazônica, de raiz profunda e tronco reto, sem falhas e que sob luz intensa, atinge grandes alturas. É também muito conhecida pela sua madeira avermelhada e resistente, com a qual são feitos produtos de alta qualidade e sofisticação. Essas qualidades naturais moldam a filosofia da Mahogany.

1.2. Missão

A missão da marca é superar as expectativas de seus consumidoresdurante sua existência de uso do produto, proporcionando um conjunto de excelência.

1.3. Dados Referentes à Atividade

O setor de perfumaria e cosméticos apresenta um mercado promissor no Brasil e no mundo, segundo a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético) esta Indústria apresentou um crescimento médio deflacionado composto de 10,5% nosúltimos 14 anos, tendo passado de um faturamento líquido de impostos sobre vendas, de R$ 4,9 bilhões em 1996 para 24,9 bilhões em 2009.

[pic]

Vários são os fatores que tem contribuído para este excelente crescimento do setor, dentre os quais são destacados:
• Participação crescente da mulher brasileira no mercado de trabalho;
• A utilização de tecnologia de ponta e o crescimento daprodutividade, favorecendo os preços praticados pelo setor, que tem aumentos maiores do que os índices de preços da economia em geral;
• Lançamentos constantes de novos produtos atendendo cada vez mais às necessidades do mercado;
• Aumento da expectativa de vida, o que traz a necessidade de conservar uma impressão da juventude.

Conforme dados do Euromonitor de 2009, o Brasil ocupaa terceira posição em relação ao mercado mundial de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

[pic]

1.4. Unidades Logísticas

A Mahogany possui 96 unidades franqueadas em todo Brasil, conforme detalha mapa abaixo:

[pic]

Fonte: site Mahogany.

Além destas franquias, a Mahogany distribui seus produtos para cerca de 170 lojas multimarcas localizadas nos Interioresdas principais cidades como: Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, facilitando assim o acesso dos produtos aos seus clientes.

1.5. Produtos

O portfólio de produtos da Mahogany é composto de 300 itens, divididos em linhas como: Acqua intense, Amêndoas, Banho perfumado, Belle France, Black rose, Blue energy, Body sculpture, Brazilian rosewood,...
tracking img