Valorizando a escolas dos meus sonhos .preservar e preciso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2700 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAÇARI
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO – SEDUC
CENTRO EDUCACIONAL BARRA DO POJUCA – CEBAP

PROJETO:
VALORIZANDO A ESCOLA DOS MEUS SONHOS.
PRESERVAR É PRECISO !

SÉRIES ENVOLVIDAS: TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

PERIODO: 2º SEMESTRE

A sociedade, da qual fazemos parte, preza o invidualismo ou a massificação. Entre os dois extremos, há um lugar especial a ser ocupadopor pessoas que reconheçam e lutem pelo bem!!... O bem não é só meu, nem teu, mas que inclui a comunidade, beneficiando a cada um e a todos, simultaneamente.

Guilherme Assis de Almeida.

- 2007 -
JUSTIFICATIVA

Os valores humanos pulsam em todos os seres. Estão vivos e presentes nopensamento humano à todo momento, determinando o comportamento e orientando a inteligência e a criatividade. Esses valores integram o conhecimento a família a escola e a vida em sociedade, vinculam o ensinamento ministrado na Escola às circunstâncias da vida, construindo uma consciência ética e do bem.

Dentro desta perspectiva, a formação do educando perpassa pelo saber cuidar, pelo respeito aopróximo e ao ambiente em que convive.

Desta forma surge a necessidade de sensibilizar os envolvidos na dinâmica dessa unidade escolar para a importância de preservar e manter o ambiente escolar, espaço em que convivemos diariamente. Se fazem necessário também despertar em toda comunidade escolar ações e situações rotineiras e cotidianas tornando intrínseca a cooperação e as contribuições para oviver melhor.

Compreendemos pela nossa vivência que ter direito à educação não significa que o aluno tem direito apenas de estar na escola, mas que essa escola possam auxiliá-lo no desenvolvimento de sua personalidade e de uma consciência a moral vivenciada e experimentada.

A manutenção de um ambiente saudável e bem cuidado, a atenção ao outro, o cuidado com os elementos naturais e com opatrimônio escolar através do desenvolvimento de habilidades que serão propostas nesse projeto, visando proporcionar melhores condições no ambiente físico e educacional em que convivemos diariamente.

OBJETIVO GERAL

A escola deve garantir, através de uma política de educação, resgatar os valores humanos com a comunidade escolar para a necessidade do cuidar de si e do outro e para a importância daparticipação individual nas ações coletivas, visando à preservação em busca de qualidade de vida, contribuindo desta forma para a conservação da escola.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Despertar nos envolvidos o senso de participação.
Valorizar a necessidade de convívio num ambiente limpo e bem cuidado.
Adotar atitudes de higiene, de manutenção do ambiente em que estuda.
Respeitar o direito dooutro.
Reconhecer o próprio valor procurando valorizar o outro.
Transformar o ambiente escolar fazendo das dificuldades e entraves pontos a serem observados a fim de objetivar mudanças.
Melhorar as relações interpessoais.
Resgatar as boas maneiras no convívio com o outro.

METODOLOGIA

A proposta para o 2º semestre é de trabalharmos atividades e conteúdos pedagógicos que possibilitem odesenvolvimento de habilidades voltadas para a preservação e manutenção do ambiente escolar, através da aquisição de procedimento, atitudes e conceitos sobre higiene, saúde e qualidade de vida.

AÇÕES DIDÁTICAS

Eleição de um representante de classe para atuar como monitor por semana (organização da entrada e saída dos alunos);
Escolha de 05 alunos para cuidar da organização da sala por semana;Trabalhar textos informativos sobre o tema;
Elaborar jornal informativo mensal;
Construção de cartazes sobre higiene e limpeza ( preservação do ambiente);
Plano de ação para criação de espaço para leitura;
Seleção de material de apoio da escola (fitas, VHS, DVD, livros, revistas, reportagens nos jornais;
Convidar os pais e responsáveis para reunião de conscientização com dinâmicas de...
tracking img