Principios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Princípio 8

Procuramos por pessoas que mais se pareçam com a gente a fim de evitarmos divergências, isso nos ajuda ao executar uma tarefa ou trabalho em grupo por exemplo.
Não é diferente em umaescola, onde não é necessário que os alunos sejam iguais, precisando somente de um equilíbrio formal entre eles, e que juntos trabalhem e vençam.
A heterogeneidade de níveis existe ainda hoje mesmoem situações seletivas, o que acarreta o abandono dos alunos lentos ou fracos.
Mas o que constitui um problema é a heterogeneidade de comportamento, que abala a estrutura escolar, embora hoje não sejamais assim, e não adianta voltar atrás.
A homogeneidade remete ao mito identitário que é o oposto da instituição escolar.
O comunitarismo mata a escola e aniquila a própria possibilidade de ter umaluno crítico e livre de pensamento.
Princípio 9

Reconhecendo a heterogeneidade como valor fundamental da escola, como fazer para manter se juntas pessoas tão diferentes?
Portanto faz senecessário à identificação do problema e de como lidar com ele, visando que o objeto comum entre eles é o conhecimento.
A escola não pode suspender por decreto a afinidade, todos têm suas reservas e é emtorno do saber que põem a mão na massa.
A escola é uma instituição onde a verdade é que dita a lei, e não as relações de força.
A missão do professor não é encarnar a verdade e sim exigir a verdade, elenão é verdade, mas conduz a permitir que seus alunos cheguem lá,mas não se pode impor essa verdade a força isso faz com que o princípio do seu magistério desapareça e perderá a autoridade.
Oprofessor tem que ser mediador a fim de instigar seu aluno a por a mão na massa.
A escola não é o único lugar do mundo onde se busca a verdade, porém a escola é um lugar específico, é ela que devesustentar e legitimar a palavra do professor e aluno, quando um outro intervém diante do grupo,isso ajuda a manter unida uma classe.
Princípio 10

Evidentemente não é somente o professor o único...
tracking img