Miastenia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (644 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido durante o curso técnico de enfermagem, na disciplina de Neuropsiquiatria I. Nele, relacionamos conteúdos sobre miastenia (doença auto-imune). Procuramosconstruir modelos que descrevam as características gerais do assunto abordado, através de pesquisas na internet. Esta doença atinge o sistema imune do organismo humano, responsável pela transmissão deestímulos nervosos que fazem o músculo contrair, acomete mais as mulheres do que os homens a partir dos vinte anos. O principal sintoma é a fraqueza muscular. Para ter uma vida praticamente normal,devemos controlar os sintomas e a evolução dessa doença crônica.

DESENVOLVIMENTO

A miestenia é uma doença auto-imune que tem como característica a fraqueza muscular. O sistema imune produzanticorpos que atacam os receptores que ficam na parte muscular da junção neuromuscular. Os receptores afetados são aqueles que recebem um sinal nervoso através de uma substancia química (acetilcolina),através dela vai transmitir os impulsos nervosos.

SINTOMAS

A doença ocorre mais freqüentemente em mulheres que em homens e, normalmente, começa entre os 20 e os 40 anos de idade, embora possaocorrer em qualquer idade. Os sintomas mais comuns são a fraqueza palpebral (queda da pálpebra), acarretando visão dupla; e fadiga muscular excessiva de determinados músculos após exercício. Geralmente osmúsculos dos olhos são os primeiros a serem afetados e, no decorrer do tempo. A dificuldade de fala e de deglutição e a fraqueza dos membros superiores e inferiores também são comuns. Tipicamente, aodecorrer do tempo o músculo fica mais fraco. Por exemplo, um indivíduo que conseguia utilizar bem um martelo torna-se muito fraco para utilizá-lo repetidamente. A fraqueza muscular varia de intensidadeao longo de horas ou dias. A doença não apresenta uma evolução regular. Nos episódios graves, os indivíduos com miastenia grave podem tornar-se virtualmente paralisados, mas, mesmo nessa situação,...
tracking img