Vale a pena ser honesto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Vale a pena ser honesto

A DESONESTIDADE existe desde o jardim do Éden. Ainda assim, a maioria das culturas e sociedades dá valor à honestidade e encara a mentira e a falsidade como indesejáveis e repreensíveis. Ser considerado digno de confiança é algo de que se orgulhar. Cada vez mais, porém, acredita-se que a desonestidade é indispensável para se sobreviver na sociedade moderna. O que vocêacha disso? Vale a pena ser honesto? Qual o seu critério para decidir que conduta é honesta e qual não é?

Para agradar bem a Deus devemos ser honestos em nossa conversa e no nosso modo de vida. O apóstolo Paulo aconselhou seus irmãos na fé: “Falai a verdade, cada um de vós com o seu próximo.” (Efésios 4:25) Ele escreveu também: “Queremos comportar-nos honestamente em todas as coisas.” (Hebreus13:18) Somos honestos não porque queremos receber elogios de outros humanos, mas porque respeitamos nosso Criador e queremos agradá-lo.
Não finja ser o que não é

Em muitos países, as pessoas fingem ser o que não são para ter vantagens na vida. Elas arranjam documentos, identidades e diplomas falsos para entrar ilegalmente num país ou para conseguir um emprego ou cargo para os quais não estãoqualificadas. Alguns pais falsificam as certidões de nascimento dos filhos para que estes possam prorrogar os estudos.

Para agradarmos a Deus, porém, não podemos ser desonestos. A Bíblia diz que Jeová é o “Deus da verdade” e que espera veracidade dos que têm intimidade com ele. (Salmo 31:5) Se quisermos manter uma relação achegada com Jeová, não podemos imitar os “homens de inveracidade”, aquelesque “ocultam o que são”. — Salmo 26:4.

É comum também as pessoas esconderem a verdade quando se deparam com a possibilidade de ser disciplinadas por uma transgressão. Até mesmo na congregação cristã uma pessoa pode ser tentada a fazer isso. Em certa congregação, por exemplo, um jovem admitiu aos anciãos que tinha cometido alguns pecados. Mas não admitiu que tinha roubado, embora houvesseindícios nesse sentido. Depois de algum tempo ele foi descoberto e teve de ser desassociado da congregação. Não teria sido melhor se ele tivesse agido de modo totalmente honesto e recebido ajuda para restabelecer sua preciosa relação com Jeová? Afinal de contas, a Bíblia diz: “Não deprecies a disciplina da parte de Jeová, nem desfaleças quando és corrigido por ele; pois Jeová disciplina aquele a quemama.” — Hebreus 12:5, 6.

Às vezes, um irmão que quer ter privilégios na congregação talvez procure esconder problemas pessoais ou conduta imprópria do passado. Por exemplo, ao preencher uma petição para um privilégio especial de serviço, ele talvez forneça respostas incompletas às perguntas sobre saúde ou moral, achando que a verdade a respeito desses assuntos pode desqualificá-lo. Talvez elepense: “Na realidade eu não menti.” Mas será que ele estaria sendo realmente franco e honesto com outros? Considere o ponto em Provérbios 3:32: “A pessoa sinuosa é algo detestável para Jeová, mas ele tem intimidade com os retos.”
1. Homem comprando documento falso; 2. Homem apresentando documento falso

Os verdadeiros cristãos não compram nem
usam documentos falsos

Ser honesto significa, antesde tudo, ser honesto com nós mesmos. Nós geralmente acreditamos no que queremos, em vez de no que é certo ou verdadeiro. É muito fácil não assumir a culpa e jogá-la em outra pessoa. Por exemplo, o Rei Saul tentou justificar sua desobediência por colocar a culpa em outros. Em conseqüência, Jeová o rejeitou como rei. (1 Samuel 15:20-23) Que contraste com o Rei Davi, que orou a Jeová da seguintemaneira: “Finalmente te confessei meu pecado e não encobri meu erro. Eu disse: ‘Farei confissão das minhas transgressões a Jeová.’ E tu mesmo perdoaste o erro dos meus pecados.” — Salmo 32:5.
Ser honesto traz bênçãos

A honestidade, ou a falta dela, influencia o modo como outros encaram você. Se as pessoas ficarem sabendo que as enganou, mesmo que só uma vez, perderá a confiança delas, e isso...
tracking img