Os antigos escribas e a palavra de deus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os antigos escribas e a
PALAVRA DE DEUS

AS ESCRITURAS HEBRAICAS foram concluídas antes do fim do quinto século AEC. Durante os séculos seguintes, os eruditos judeus, em especial os soferins e mais tarde os massoretas, mostraram ser meticulosos guardiões do texto hebraico. No entanto, os livros bíblicos mais antigos remontam aos dias de Moisés e Josué, mil anos antes do período dos soferins. Omaterial de escrita desses livros era perecível, de modo que os rolos devem ter sido copiados muitas vezes. O que se sabe sobre o trabalho dos escribas naquela época antiga? Existiam copistas habilitados no Israel antigo?

Os mais antigos manuscritos bíblicos disponíveis hoje são partes dos Rolos do Mar Morto, alguns dos quais datam do terceiro e segundo séculos AEC. “Cópias mais antigas dequalquer parte da Bíblia não estão disponíveis”, explica o professor Alan R. Millard, perito em línguas e arqueologia do Oriente Próximo. Ele continua: “Civilizações vizinhas podem revelar como os antigos escribas trabalhavam, e esse conhecimento pode nos ajudar na avaliação do texto hebraico e sua história.”
O trabalho dos antigos escribas

Escritos históricos, religiosos, jurídicos, acadêmicos eliterários estavam sendo produzidos na Mesopotâmia quatro mil anos atrás. Escolas de escribas floresciam, e uma das matérias que ensinavam era copiar de maneira fiel os textos existentes. Eruditos atuais encontram apenas variações mínimas nos textos babilônicos copiados vez após vez por um milênio ou mais.

A profissão de escriba não se limitava à Mesopotâmia. A The Oxford Encyclopedia ofArchaeology in the Near East (Enciclopédia Oxford de Arqueologia no Oriente Próximo) diz: “Um escriba babilônio da metade do segundo milênio AEC provavelmente se teria sentido em casa em qualquer um dos centros de escribas da Mesopotâmia, da Síria, de Canaã e até mesmo do Egito.”*

A profissão de escriba era prestigiada no Egito dos dias de Moisés. Esses especialistas copiavam constantemente obrasliterárias. Essa atividade é retratada em decorações de túmulos egípcios de mais de quatro mil anos. A enciclopédia citada acima diz o seguinte a respeito dos antigos escribas daqueles tempos remotos: “No segundo milênio AEC, eles haviam criado um cânon literário que descrevia as grandes civilizações da Mesopotâmia e do Egito e estabelecia um código de ética para o escriba profissional.”

Esse“código de ética” incluía o uso de colofões anexados ao texto principal. Eles continham o nome do escriba e do proprietário da tabuinha, a data, a fonte do original do qual a tabuinha foi copiada, o número de linhas, e assim por diante. Em muitos casos, o escriba acrescentava: “Foi escrito e verificado de acordo com o original.” Esses detalhes indicam que os antigos copistas se preocupavam com aexatidão.

O já citado professor Millard diz: “Pode-se discernir que o processo de cópia incluía verificação e correção, um procedimento que incorporava preceitos para prevenir erros. Alguns desses, em especial a contagem de linhas ou de palavras, reaparecem nas tradições dos massoretas no início da Idade Média.” De modo que na época de Moisés e Josué já havia no Oriente Médio uma conscientização quepromovia o cuidado e a exatidão na transmissão de escritos.

Será que os israelitas também tinham copistas qualificados? O que a evidência interna da Bíblia indica?
Escribas no Israel antigo

Moisés cresceu como membro da família de Faraó. (Êxodo 2:10; Atos 7:21, 22) De acordo com egiptólogos, a instrução que Moisés recebeu teria incluído dominar a escrita egípcia e pelo menos algumas dashabilidades dos escribas. No seu livro Israel in Egypt (Israel no Egito), o professor James K. Hoffmeier diz: “Há razões para acreditar na tradição bíblica que atribui a Moisés a capacidade de registrar acontecimentos, compilar itinerários e executar outras funções de escriba.”#

A Bíblia menciona outros no Israel antigo que exerciam o ofício de escriba. De acordo com a The Cambridge History of...
tracking img