Vale do paraiba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vale do Paraíba
O Vale do Paraíba é uma região sócio-econômica que abrange parte do leste do estado de São Paulo e sul do estado do Rio de Janeiro, e que se destaca porconcentrar uma parcela considerável do PIB do Brasil. O nome deve-se ao fato de que a região é a parte inicial da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul. Deve-se ressaltar que onome, em sentido estrito, é comumente utilizado apenas para se referir a uma região com certas características sócio-econômicas, correspondendo aproximadamente ao curso superior dorio Paraíba do Sul, já que esse rio se estende ainda ao longo de quase todo o comprimento do estado do Rio de Janeiro e separa parte deste do estado de Minas Gerais.Municípios da região

A população somada de todas os municípios da região é de quase 3,3 milhões de habitantes, sendo um pouco maior do que a população do estado brasileiro do RioGrande do Norte.
São José dos Campos é a maior cidade da região.[1]
As cidades mais importantes da região são:
• No lado fluminense: Volta Redonda, Resende e Barra Mansa;• No lado paulista: São José dos Campos, Taubaté,Jacareí, Pindamonhangaba, Guaratinguetá e Cruzeiro.
Pratos (comidas) Típicos
Bolinho Caipira, Paçoca, Cuscuz, Batata Doce,Milho Cozido, Canjica, Mocotó, Arroz com queijo, entre outras.

Danças Típicas
Congado, Danças culturais de Louvores a Santos, Batuque e Lundu.

Curiosidades
Muitaspessoas buscam cursar o ensino superior no Vale do Paraíba, por conta de suas Reconhecidas instituições de ensino. (USP, ITA, UNESP, FATEC, entre outras).
O Vale do Paraíba é osegundo maior pólo produtor de leite do país.
O arroz é um dos mais importantes produtos agrícolas da região atingindo na safra de 2002/2003, a marca de 850 mil sacas de 60 kg.
tracking img