Piaget

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
O estudo da teoria de Piaget é exclusivamente relacionado à Psicologia da Educação. Em seu estudo, ele nos diz que a criança passa por alguns estágios até chegar ao seu desenvolvimento cognitivo completo. A cognição é uma atividade intelectual da mente que esta relacionada ao pensamento, conhecimento, imaginação, memória, percepção, reconhecimento, abstração e generalização. Osestágios ao qual a criança é submetida segundo Piaget são: estágio sensório-motor (+/- 0 – 2 anos/não pensa); estágio pré-operacional (+/- 2 – 7 anos/pensamento pré-lógico); operatório concreto (+/- 7 – 12 anos/pensamento lógico não formal) e operatório formal (acima 12 anos/pensamento lógico formal).
Piaget denomina o período sensório motor o gênese do desenvolvimento cognitivo, pois asmanifestações da inteligência do bebê aparecem nas suas percepções sensoriais e em suas atividades motoras. Este estágio ocorre através de outros seis subestágios, são eles reflexos hereditários, como sugar, por exemplo, adaptações adquiridas, como levar a mão à boca, reação circular, como seguir um objeto com os olhos. Também pelo comportamento intencional, como empurrar objetos para pegar outros, pelotateamento orientado, onde a criança experimenta os movimentos e por invenções de novos meios, que é quando a criança representa simbolicamente aquilo que almeja. Após esses seis subestágios o bebê também terá desenvolvido uma noção primitiva de objeto permanente, espaço, tempo, causalidade, devido aos fatores de maturação que é o processo que leva em consideração o crescimento fisiológico, aexperiência que é a interação com o físico e o empírico, a transmissão social que é o aprendizado com as pessoas ao seu redor, e pelo processo de equilibração que é a coordenação de todos os outros fatores.
No segundo estágio, chamado pré-operacional a criança faz muitas operações, esse termo é empregado para designar ações no pensamento. É característico desse estágio que a criança tenha centração, que éa reação imediata a alteração da disposição de algum objeto, mostrando claramente que a criança não possui nenhuma forma de conservação nesse período. A conservação é a capacidade de compreender que alguns atributos são inalteráveis apesar da disposição do objeto. A identidade inicialmente é um conceito qualitativo, surgindo da descoberta que o bebê faz de você mesmo e de sua mãe, e que vaimudando gradualmente com o tempo e presenciando a disponibilidade ou indisponibilidade de sua mãe. Esse conceito é mais compreendido quando adquirido fatores como a reversibilidade e compensação. A ideia quantitativa já surge com a progressão das interações das crianças com os objetos, desenvolvendo assim a ideia semiológica de identidade.
No período pré-operacional a criança acredita que tudo é feitopara os homens e as crianças, sendo que o homem está em seu centro. Uma característica bem marcante desse período é o egocentrismo, que leva a criança a acreditar que todos pensam da mesma forma, e que o mundo inteiro esta a sua mercê, ou seja, que o mundo é unicamente exclusivo para si, e surge também uma pressuposição de onipotência mágica, significando que o mundo não é só dela, mas, que estásobre seu controle. Outra característica desse egocentrismo é a dificuldade da criança colocar-se na posição de outro e na compreensão do ponto de vista intelectual ou emocional de outra pessoa. Uma segunda característica do período pré-operacional é o artificialismo, que é a tendência da criança acreditar que os humanos criam fenômenos naturais. Também o realismo, que faz com que encare suaprópria perspectiva como imediatamente objetiva e absoluta. O animismo que é a atribuição da vida a objetos inanimados e surge então o estágio transicional que é as experiências de conflitos cognitivos.
No estágio operacional concreto a criança começa a fazer operações concretas que se caracteriza pela capacidade de relacionar logicamente, organizar os pensamentos em estruturas coerentes e totais...
tracking img