Vacinas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vacinas bacterianas

As vacinas bacterianas podem ser produzidas a partir de microorganismos atenuados ou mortos, toxinas neutralizadas, ou simplesmente utilizando componentes de cápsula, membrana ou parede bacterianas. O BCG é produzida a partir do Mycobacterium bovis atenuado. As toxinas neutralizadas (toxóides) tais como a tetânica e a diftérica são os constituintes principais das vacinastríplice e dupla. A vacina contra a cólera é produzida a partir de bactérias mortas.
Além disso, dispomos de vacinas denominadas de acelulares constituídas de diversos componentes da bactéria (toxinas e outras moléculas). Também dispomos de vacinas conjugadas (Haemophilus influenzae tipo B, pneumococos e meningococos); são na verdade moléculas, em geral polissacarídeos conjugados com toxóidestetânico, diftérico, proteínas de membranas externas ou moléculas capsulares. A conjugação tem por objetivo aumentar a capacidade imunogênica da vacina. A seguir apresentamos as vacinas bacterianas disponíveis no Brasil.
Vacina contra difteria e tétano
A vacina dupla contém os toxóides diftérico e tetânico, de aplicação intramuscular, sendo apresentada nas formas infantil (DT) e adulto (dT). A formainfantil (DT) é constituída de 30 UI de toxóide diftérico e 10 a 20 UI do toxóide tetânico. A vacina do tipo adulto (dT) compõe-se de 2 a 4 UI de toxóide diftérico e 10 a 20 UI de toxóide tetânico. Salienta-se que a vacina dupla infantil (DT) contém a mesma quantidade de toxóides tetânico e diftérico que a vacina tríplice (DTP). Já a dupla tipo adulto (dT) contém menor quantidade de toxóidediftérico.
A vacina dupla infantil (DT) deve ser usada somente em crianças que tenham contra-indicações para receber a vacina tríplice (DTP) ou tenham tido coqueluche, com diagnóstico bem fundamentado. Tanto a vacina tríplice quanto a dupla infantil podem ser utilizadas em crianças que ainda não completaram sete anos de idade.
Para as crianças acima de sete anos, quando houver indicação, devem receber avacina dupla do tipo adulto (dT), que contém dose reduzida do componente diftérico. A imunização básica é composta de três doses, com intervalo de dois meses entre a primeira e a segunda doses e uma terceira dose, que deverá ser aplicada, seis meses após a segunda dose. A via de aplicação é intramuscular profunda, na região do deltóide, do glúteo ou do músculo vasto lateral da coxa. Em adultos,dar preferência à aplicação no músculo deltóide.
As doses normais de reforço devem ser feitas a partir dos sete anos de idade (desde que tenham recebido o esquema básico de vacinação preconizado), com intervalos de 10 anos entre as doses. A vacina deve ser a dupla do tipo adulto (dT) e sugere-se as idades de 15, 25, 35 anos, etc. o que facilitaria a memorização do paciente para os reforços.Vacina contra Haemophilus influenzae tipo b

A vacina contra Haemophilus influenzae do tipo B é uma vacina indicada para a imunização de rotina, de crianças entre 2 meses e 5 anos de idade, contra as doenças causadas por esta bactérias. A vacina é preparada com o polissacarídeo capsular purificado do Haemophilus influenzae tipo B, ou seja, um polímero de ribose, ribitol e fosfato poliribosil,conjugado com a proteína tetânica (PRP-T). Esta bactéria é revestida com uma cápsula polissacarídica que a torna resistente ao ataque dos leucócitos. Neste caso a vacina estimula a produção de anticorpos anti-capsulares, promovendo uma imunidade ativa contra a bactéria. A aplicação deve ser feita pela via subcutânea ou intramuscular na dose de 0,5 ml de acordo com as especificações do fabricante.Está indicada para imunização de rotina em crianças de 2 meses a 5 anos de idade, contra doenças invasivas causadas por Haemophilus influenzae tipo B (meningite, epiglotite, septicemia, celulite, artrite, pneumonia).
A posologia para crianças acima de 2 meses de idade é a seguinte:
Crianças com idade entre 2 e 6 meses: 3 injeções com intervalo de 1 ou 2 meses, seguidos de um reforço 1 ano...
tracking img