Vacina

Páginas: 2 (418 palavras) Publicado: 14 de março de 2013
Vacina
O que é vacina?
As vacinas são produtos biológicos que protegem os indivíduos contra certas doenças. Podem ser fabricadas a partir de partes dos microrganismos que estimulam o seu organismoa constituir sua proteção.Quando o indivíduo é vacinado (ou “imunizado”), o seu organismo tem a oportunidade de prevenir a doença sem os riscos da própria infecção. O organismo do paciente desenvolveproteínas protelaras chamadas “anticorpos” que destroem o microrganismo.O organismo pode guardar na memória como produzir esses anticorpos durante muito tempo, muitas vezes a vida toda. Desta forma,se a paciente estiver exposto novamente à doença, os anticorpos serão capazes de inibir os microrganismos antes que eles encontrem uma formo de causar a doença.
Quais são os tipos de vacina?
Asvacinas podem ser formadas por diversos tipos de antígenos: vírus vivos e bactérias atenuadas vivas, vírus mortos e bactérias inativas mortas, toxoides ou componentes de estrutura viral ou bacteriana. Notodo há três tipos de vacinas.

Vacina atenuada: É composta por bactérias ou vírus ainda vivos, mas que, por cultivo em condições adversas, perderam sua capacidade de produzir a doença. Ainda assim,podem se replicar e produzir imunidade. A função da replicação é causar estímulo forte e prolongado no sistema imune, parecida com a resposta formada após uma infecção natural. Em geral, esse tipo devacina é efetivo com apenas uma dose e oferece proteção longa. São exemplos de vacinas atenuadas virais as vacinas contra: sarampo, caxumba, rubéola, varicela, febre amarela, rotavírus e poliomielite(oral). Conhecidas como atenuadas bacterianas, as vacinas contra BCG e contra a febre tifóide (oral).

Vacina inativada:É composta por vírus ou bactérias mortos inativados por processos químicos oufísicos, após replicações em meios específicos. Esse tipo de vacina costuma provocar imunidade humoral, quando os linfócitos B reagem contra essas bactérias ou vírus, produzindo e expelindo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vacinas
  • vacina
  • Vacina
  • Vacinas
  • Vacinas
  • Vacina
  • vacinas
  • Vacinas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!