Vacina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que uma vacina tem que ter de importante?
1- segurança: tem que ser protetora e duradoura (anos ou vida toda).
2-mecanismos de ação: essa vacina tem que ter uma resposta imune adequada ao tipo de patógeno que queremos nos proteger.
3-viabilidade: econômica, logística, estável.
Logo, essas 3 características tem que estar associadas em uma vacina ou protótipo vacinal .
O que leva a umacondição protetora após a vacinação?
Tem que pensar na resposta adaptativa. O mecanismo está associado à resposta inata também. Mas a memória imunológica está associada à resposta imune adaptativa, que nos remete a pensar em duas células: linfócitos B e T. Após a ativação adequada dessas células, tornando-as naives, há geração de células de memória.
A resposta imune inata é importante paraativação de célula T porque só o antígeno ligado à molécula de MHC não é suficiente para ativar uma célula T naive, porque ficam faltando os sinais co-estimulatórios (B7-1 e B7-2) nas APCs. Se não tiver esse sinal, a célula T não é ativada e entra em anergia, ou seja, sem a capacidade de combater o antígeno, levando a uma ausência de resposta.
Muitos protótipos vacinais têm como estratégia utilizarmoléculas que induzem a produção de receptores do tipo Toll. O reconhecimento do PAMP pelo receptor Toll tem como importância para vacinas ativar macrófagos, isto é, células apresentadoras de antígenos. Se a APC se encontrar com o antígeno e o receptor Toll não for ativado pelo PAMPs, não haverá aumento da expressão de B7-1 e B7-2 e assim, não haverá ativação de célula T. Mas se ativar ativaçãolinfocitária adequada, no final terá formação de células de memória. Quando injetamos um antígeno vacinal, precisamos ter certeza que haverá ativação de linfócito T e B. Assim, o antígeno precisa ser proteico e ser apresentado via MHC com o fragmento da proteína, pois os linfócitos T só reconhecem o patógeno dessa maneira. E para geração de anticorpos as células T precisam ser ativadas para que haja umaativação de célula B via dependente de T.
Cerca de 90% de células geradas na expansão clonal, são as células efetoras, o restante são células de memória.
Células de memória:
1-efetora: dura alguns meses após a eliminação do antígeno, ou seja, são menos persistentes.
2- central: remanescem depois que o antígeno foi eliminado, duram muitos anos recirculando pelos linfonodos.
A ativação decélulas naives com moléculas co-estimulatórias gera resposta eficiente, ou seja, com formação de memória. Sem elas, há formação de células anérgicas.
Na vacina, tem que ter uma resposta imune de qualidade e de quantidade eficaz para promover uma resposta protetora.
Exemplos de vacina: HPV, hepatite B, sarampo, rubéola, pneumocócica, febre amarela, influenza.
Existem vacinas que não precisadar o reforço, dura para vida todo do indivíduo.
Vias de imunização:
1- intra-muscular
2- subcutâneas
3- intra-dérmicas
4-oral
5- anistilação nasal, de mucosa. Ex: influenza
Cada via foi desenvolvida para que o sistema imune consiga desenvolver a ativação e a geração de célula de memória. Se mudar a via de inoculação, a vacina não irá funcionar de maneira adequada, pois está mudando ocompartimento imune que ali existe. Logo, a via de imunização é essencial para a eficácia da vacina.
Voltando as células de memória...
T de memória efetora: ficam circulantes no sangue, nas mucosas, ou seja, nas portas de entradas de patógenos. Ela confere uma proteção imediata. Já estão prontas para responder. Função efetora de reconhecimento do antígeno com durabilidade curta. Elas permanecemcirculantes enquanto o antígeno estiver presente. Se o antígeno acaba, ela morre.
T de memória central: recirculando nos órgãos linfoides (baço, tonsilas, linfonodos, placas de pyer). Respondem ao antígeno de forma rápida, formando vários clones idênticos a célula inicial, de memória, e se diferenciam em células efetoras e depois migram para o sítio de infecção. Se o antígeno é eliminado, elas...
tracking img