Monografia sobre desidratacao de gas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6921 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ESPÍRITO SANTO
FACULDADE DO ESPÍRITO SANTO
CURSO DE ENGENHARIA PETRÓLEO E GÁS

LUCAS ZAMPIROLLI
LUIS ANDRE MENDES SANTOS

ANALISE O PROCESSO DE DESIDRATAÇAO DE GÁS NATURAL A PARTIR DE METODOS DE ABSORÇAO E ADSORÇAO

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
2012

LUCAS ZAMPIROLLI
LUIS ANDRE MENDES SANTOS















ANALISE O PROCESSODE DESIDRATAÇAO DE GÁS NATURAL A PARTIR DE METODOS DE ABSORÇAO E ADSORÇAO

Monografia apresentada ao curso de Engenharia Petróleo e Gás na Faculdade do Espírito Santo, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Engenharia de Petróleo e Gás.

Orientador: Prof. MSc Thiago Caliman Ceschim

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
2012

LUCAS ZAMPIROLLI
LUIS ANDRE MENDES SANTOS

ANALISE OPROCESSO DE DESIDRATAÇAO DE GÁS NATURAL A PARTIR DE METODOS DE ABSORÇAO E ADSORÇAO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Engenharia na Faculdade do Espírito Santo, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Engenharia de Petróleo e Gás.

Aprovado em __ de dezembro de 2012.

COMISSÃO EXAMINADORA

__________________________________________________
Prof.Dr./Me.
Orientador

__________________________________________________
Prof. Dr./Me.

__________________________________________________
Prof. Dr. /Me.

Dedico aos meus pais e irmãos, porque não sou nada sem eles.

Dedico aos meus pais e irmão.

AGRADECIMENTOS

Primeiramente agradecemos a Deus por mais essa batalha vencida, e não menos importante as nossas famílias por semprenos apoiar em nossas decisões e acreditar em nossos objetivos, e aos nossas amizades conquistadas na faculdade que iremos levar por toda a vida.

Agradecemos aos professores Ednea Zandonadi Brambila Carletti e Thiago Caliman Ceschim pelos esforços realizados para que possamos concluir esse trabalho.

“Dizem que quanto maior a altura maior é o tombo, mais se esqueceram de perguntar se tenhomedo de altura”.
Bob Marley

“Às vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas... O tempo passa... e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torna-los reais”.
Bob Marley

SANTOS, Luís André Mendes, ZAMPIROLLI, Lucas. Analise o processo de desidratação de gás natural a partir de métodos de absorção e adsorção. 2012. Trabalho de conclusão do curso deEngenharia de Petróleo e Gás - Faculdade do Espírito Santo, Cachoeiro de Itapemirim, 2012.

RESUMO

No processamento de gás natural a remoção de água é uma etapa importante, pois a combinação de hidrocarbonetos e água propicia a formação de hidratos e substancias acidas dependendo da composição do gás, sendo assim utilizados dois métodos de desidratação, sendo que a absorção visa retirar um oumais componentes de uma mistura de gases pelo contato direto do liquido, utilizando glicóis para secagem do gás, já a adsorção pode ser enunciada, de maneira bastante simplificada, como um processo no qual uma substância gasosa, líquida ou sólida fica presa à superfície de um sólido. Cada processo tem suas vantagens e desvantagens, onde através de pesquisas identificamos os seus respectivosbeneficio e malefícios.

Palavras - chave: Absorção. Adsorção. Desidratação. Gás Natural.

SANTOS, Luís André Mendes, ZAMPIROLLI, Lucas. Analise o processo de desidratação de gás natural a partir de métodos de absorção e adsorção. 2012. Trabalho de conclusão do curso de Engenharia de Petróleo e Gás - Faculdade do Espírito Santo, Cachoeiro de Itapemirim, 2012.

ABSTRACT

In the natural gasprocess, the removal of water is an important step, since the combination of hydrocarbon and water results in the carbohydrate formation and acid substances, depending on the gas composition, hence the need of two methods of dehydration to be used, since the absorption aims taking one or more gas mixture components by the direct liquid contact using glycols for the gas to dry. The adoption can be...
tracking img