Fitoterapicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

O uso de plantas medicinais pela população mundial tem sido muito significativo nos últimos tempos. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que cerca de 80% da população mundial fez o uso de algum tipo de erva na busca de alívio de alguma sintomatologia dolorosa ou desagradável. A utilização de plantas medicinais, tem inclusive recebido incentivos da própria OMS. Sãomuitos os fatores que vêm colaborando no desenvolvimento de práticas de saúde que incluam plantas medicinais, principalmente econômicos e sociais.
É bem provável que das espécies vegetais que possam existir no Brasil, pelo menos a metade, pode ter alguma propriedade terapêutica útil à população, mas poucas dessas espécies com potencial foram motivo de estudos adequados.
As plantas medicinais,que tem avaliadas a sua eficiência terapêutica e a toxicologia ou segurança do uso, dentre outros aspectos, estão cientificamente aprovadas a serem utilizadas pela população nas suas necessidades básicas de saúde, em função da facilidade de acesso, do baixo custo e da compatibilidade cultural com as tradições populares. Uma vez que as plantas medicinais são classificadas como produtos naturais, alei permite que sejam comercializadas livremente, além de poderem ser cultivadas por aqueles que disponham de condições mínimas necessárias. Com isto, é facilitada a automedicação orientada nos casos considerados mais simples e corriqueiros de uma comunidade, o que reduz a procura pelos profissionais de saúde, facilitando e reduzindo ainda mais o custo do serviço de saúde pública.
De acordo com alegislação atual, Resolução da diretoria Colegiada RDC número 43/04, os fitoterápicos são considerados, em sua grande maioria, medicamentos, e para fabricar estes produtos uma empresa deve antes de tudo estar autorizada pala ANVISA/MS (Agência Nacional de Vigilância Sanitária / Ministério da Saúde), observando as recomendações das Boas Práticas de Fabricação e Controle de Qualidade. De acordo comdados da Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 80% da população mundial faz uso de fitoterapia, seja na forma de chazinho ou medicamento industrializado.
Em 22/06/2006, ocorreu a assinatura do Decreto 5813/06 - Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, o qual certamente estimulará o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva nacional que envolve as plantas medicinais efitoterápicos.
Esta política será um marco para o desenvolvimento nacional, pois o Brasil é o país de maior biodiversidade do planeta. Além disso, possui uma rica diversidade étnica e cultural e detém valioso conhecimento tradicional relacionado ao uso de plantas medicinais, possuindo potencial necessário para o desenvolvimento de pesquisas que resultem em novas tecnologias e serviços terapêuticos.Em se tratando do uso de plantas medicinais na terapêutica existe uma grande preocupação com a qualidade das drogas e seus derivados, a qual tem início na identificação correta da espécie, etapa não menos importante do que o seu plantio, colheita e beneficiamento. Isto se estende também no modo de preparo dos extratos vegetais e medicamentos. Diversos fatores influenciam a qualidade final da drogavegetal e dos seus derivados, tais como: variações climáticas, tipo de solo empregado no plantio, época da colheita, características genéticas da planta, condições de secagem, tempo de armazenamento, entre outros fatores.
Porém, é necessário obedecer aos parâmetros de qualidade para fins farmacêuticos, que são, em princípio, estabelecidos nas Farmacopeias e Códigos Oficiais. No caso dasmatérias-primas vegetais oriundas de plantas clássicas, ou seja, aquelas estudadas tanto do ponto de vista químico quanto farmacológico, existem monografias definindo critérios de identidade, de pureza e de teor de constituintes químicos. A qualidade dos fitoterápicos inclui rigoroso acompanhamento das diferentes etapas do desenvolvimento e produção destes produtos, desde a coleta do vegetal até a...
tracking img