Utopia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
opia
FREQUÊNCIA DE ANTICORPOS ANTI-Neospora caninum EM BOVINOS LEITEIROS DA MICRORREGIÃO DE IRECÊ, BAHIA
MACHADO, C. G. 1; MACEDO, A. C. C. 2; GRANÃ, J. C. S. 3; SANTOS, M. P. J. B. 4; MOREIRA, T.B. M. B. 5; RIBAS, J. R. L. 6.
1. Estagiária EBDA, Salvador-BA, camila-mac@hotmail.com; 2. Bolsista FAPESB, Salvador-BA, alan_caine@yahoo.com.br; 3. Estagiário ADAB, Salvador-BA,joaocsgrana@hotmail.com; 4. Estagiária ADAB, Salvador-BA, maira_hun@yahoo.com; 5. Bolsista CNPq, Salvador-BA, tecaberna1@hotmail.com; 6. Fiscal Estadual Agropecuário ADAB, Salvador-BA, jrlribas@ig.com.br.

A neosporosebovina é uma infecção parasitária causada pelo protozoário Neospora caninum, sendo considerada uma das principais causas de abortamentos em bovinos de diversas regiões do mundo. O agente étransmitido de forma horizontal e vertical, sendo a última o principal meio de transmissão em bovinos. Nesse sentido, a neosporose possui uma grande importância econômica, principalmente devido às perdasreprodutivas que produz, incluindo retornos ao cio com intervalos regulares ou irregulares, abortos, nascimento de bezerros fracos e inviáveis com sinais neurológicos ou persistentemente infectados. Opresente estudo teve como objetivo investigar a frequência da infecção pelo N. caninum na microrregião de Irecê, Bahia, através da detecção de anticorpos contra o agente em bovinos leiteiros. Para isso,foram utilizadas 267 amostras de sangue coletadas de animais pertencentes a sete propriedades em cinco municípios da área estudada. As amostras de soro foram testadas para a presença de anticorposanti-N. caninum através do teste ELISA indireto. Considerando-se o número de bovinos soropositivos com relação ao total coletado, a prevalência de animais com anticorpos anti-N. caninum foi de 16,1%(43/267), indicando que os mesmos em algum momento tiveram contato com o parasito. Foi detectada a presença de animais soropositivos em todos os municípios e propriedades, além de cães em todas as...
tracking img