Uso do aparelho de microondas na polimerização e tratamento de resinas acrílicas para confecção de próteses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9673 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
POLIANA DE OLIVEIRA FRANÇA















USO DO APARELHO DE MICROONDAS NA POLIMERIZAÇÃO E TRATAMENTO DE RESINAS ACRÍLICAS PARA CONFECÇÃO DE PRÓTESES







Monografia apresentada para obtenção do título de especialista à Coordenação do Curso de Especialização em Prótese Dentária do Centro Odontológica de Estudos e Pesquisas.

Orientadores: Humberto SonodaGiuseppe Scarano














JOÃO PESSOA – PB
2011 
RESUMO

Desde o início de sua utilização, as resinas polimerizadas em microondas despertaram grande interesse e rápida aceitação para confecção de próteses parciais ou totais removíveis. Isto, proveniente de suas características no tocante a economia de tempo, praticidade no manuseio e limpeza. Não obstante,vários estudos foram realizados com o intuito de adequar a técnica empregada, bem como aprimorar o produto e seus artefatos. O presente estudo resgata, através de revisão de literatura, a evolução da resina de microondas, reunindo subsídios para chegarmos ao conhecimento de suas vantagens e desvantagens e, assim obtermos a melhor performance do material.

Palavras-chave:




SUMÁRIO


1INTRODUÇÃO 05
2 PROPOSIÇÃO 07
3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 08
4 CONCLUSÃO 40
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 41





1 INTRODUÇÃO


A resina acrílica termopolimerizável foi introduzida na odontologia como uma grande alternativa para substituir as borrachas vulcanizadas utilizadas inicialmente na confecção de peças protéticas. A princípio, a resina acrílica veio para suprir,principalmente, a deficiência estética obtida pela vulcanite, este item foi superado com sucesso, embora outros entraves persistam até hoje como: alterações físicas, químicas e mecânicas decorrentes do processo de polimerização, levando a alterações dimensionais e porosidade de superfície dentre outros inconvenientes. Contudo, este material é, até o momento, o mais adequado para confecção de próteses eaparelhos ortodônticos e ortopédicos. Sua cor e suas propriedades ópticas são estáveis nas condições normais; suas propriedades físico-químicas são aceitáveis e apresentam relativa facilidade de manipulação (PEREIRA; GUERRA, 2005).
Na reabilitação oral, a base da prótese total removível é responsável pela retenção, estabilidade, distribuição das forças mastigatórias para o rebordo remanescente além dafixação dos dentes artificiais e recuperação de osso alveolar e tecidos moles perdidos. De maneira que, confeccionar uma prótese que reproduza o mais fielmente possível as estruturas anatômicas e detalhes morfológicos é o maior objetivo do profissional, para o maior conforto do paciente.
Com a finalidade de produzir próteses com melhor adaptação, resistência e funcionalidade, vários materiais etécnicas de processamento têm sido introduzidos na odontologia. Assim, várias pesquisas foram conduzidas utilizando a energia de microondas como método de polimerização das resinas acrílicas termopolimerizáveis (BARTOLINI et al., 2000; BLAGOJEVIC; MURPHY, 1999; YANNIKAKIS et al., 2002). Este método alternativo, substituindo o convencional com banho de água quente, já tem conquistado seu espaço,definitivamente, na prática laboratorial.
A utilização do método de polimerização por microondas, também conhecido por método dielétrico, representou um grande avanço no processamento de próteses totais. Foi descrito inicialmente por Nishii, em 1968, e tem se mostrado bastante eficaz quanto a economia de tempo e a porosidade das resinas, além de manter suas propriedades físicas muito semelhantes àsobtidas pelo método convencional (COMPAGNONI et al., 2004; PEREIRA; GUERRA, 2005).
No presente estudo, iremos abordar, através de revisão de literatura, os aspectos relevantes do processo de polimerização por microondas quanto aos materiais utilizados, ciclo de polimerização e resultados obtidos em relação às propriedades físicas e mecânicas da resina acrílica específica para o método.
É do...
tracking img