Eu eu mesmo

1170 palavras 5 páginas
Motores de passo (passo a passo)
Os motores de passos ou (passo a passo) são dispositivos mecânicos eletro-magnéticos que podem ser controlados digitalmente através de um hardware específico ou através de software. São usados em larga escala em impressoras, plotters, scanners, drivers de disquetes, discos rígidos etc. Este tipo de motor é utilizado quando existe a necessidade de precisão
Os motores de passo têm um número fixo de pólos magnéticos que determinam o número de passos por volta.

Existem vários modelos de motores de passos disponíveis no mercado, os mais comuns têm entre 2 a 72 passos/volta, significando que levam de 2 a 72 passos para completar uma volta
Tipos de Motores de passo
Motores Unipolares

O motor de passo unipolar apresenta uma derivação central (center tape) entre o enrolamento de duas bobinas.
Motores Bipolares

O motor de passo bipolar não apresenta a derivação central entre o enrolamento de duas bobinas. Entretanto, o circuito para controlar este tipo de motor é mais complexo do que o unipolar. A vantagem do bipolar é apresentar um torque maior.
Relutância variável

Apresenta um rotor com muitas polaridades construído de ferro, tem estator laminado. Por não possuir imã, quando energizado apresenta torque estático nulo. Tendo assim baixa inércia de rotor não pode ser utilizado como carga inercial grande.
Estados e funcionamento de motores de passo
Três estados de um motor de passo | Desligado:
Não há alimentação no motor.Não existe consumo de energia, e todas as bobinas estão desligadas.
Na maioria dos circuitos este estado ocorre quando a fonte de alimentação é desligada. | | Parado:
Pelo menos uma das bobinas fica energizada e Obras CitadasNão há fontes bibliográficas no documento atual. motor permanece estático num determinado sentido. Nesse caso há consumo de energia, mas em compensação o motor mantem-se alinhado numa posição fixa. | | Rodando:
As bobinas são electrizadas em intervalos de tempos

Relacionados