Uso de materiais e instrumentos de desenho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
USO DE MATERIAIS E INSTRUMENTOS DE DESENHO

Lápis
As lapiseiras com minas 0.3, 0.5, 0.7 e 0.9, produzem, respectivamente, traços mais largos. O grafite da mina possui uma graduação de macio a duro:
Graduação
dos Grafites Macio médio duro duríssimo
6B/4B/2B/B HB F/H/2H 3H...9H
Desenho artístico Desenho técnico

Prancheta
Superfície sobre a qual vai se desenhar (mesa de desenho).Deve ser feita de material resistente (p. ex. madeira), não sujeito a empenas e ser revestida com material claro (p. ex. laminados plásticos ou melamínicos).

Colagem do papel à prancheta
As bordas do papel devem estar paralelas às bordas da prancheta, e as fitas adesivas devem ser coladas às extremidades do papel, inclinadas em relação as suas bordas.



Tipos de papéis
Opaco: facilita avisualização do desenho, mas suja com maior facilidade, principalmente com o deslizar da régua e dos esquadros. Não apresenta boa absorção para tinta nanquim, não podendo haver rasuras;
- Manteiga: Papel fino e semi transparente. É mais usado no Desenho Arquitetônico para esboços, estudos preliminares, anteprojetos e detalhamentos. Apresenta boa absorção para tinta nanquim, havendo possibilidadede rasuras;
- Vegetal: Mais fino e transparente que o papel manteiga, oferece melhor acabamento final que ele. É normalmente usado para a apresentação de projetos executivos. Possibilita a rasura total da tinta nanquim por meio de borrachas especiais e/ou lâminas cortantes. Não é apropriado ao grafite, por ser pouco poroso.

Régua paralela e régua T
Ambas servem ao mesmo propósito: deslizarsobre o papel, permitindo o desenho de retas paralelas e servindo de apoio aos esquadros.
A régua paralela é mais precisa, já que é presa à mesa.
Já a régua T é susceptível a empenos e a maiores desvios de traço, tendo sua parte menor encaixada à lateral da mesa, para que a parte maior (a régua) se mantenha sempre perpendicular à linha dessa lateral.
Há ainda a régua T inclinável, usada para otraçado de retas oblíquas. Mas o parafuso de rotação perde a firmeza ao longo do uso, afetando a precisão do instrumento.

Esquadros
O jogo de esquadros é formado por um par deles: um esquadro com um ângulo reto e dois de 45°(isósceles), e o outro com um ângulo reto, um de 30° e outro de 60°(escaleno). Assim, os esquadros, apoiados sobre a régua, permitem traçar linhas verticais e inclinadas a30°, 45° e 60°.




















Compasso
Para traçado preciso de circunferências e curvas. Crava-se a ponta metálica (ponta seca) onde será o centro do círculo ou da curva, e se abre o braço do compasso no raio desejado. Há compassos que possuem braços extensores, para ampliar o alcance do raio.

Transferidor
Usado para construir, medir ou transportar ângulos. É formadopor 3 partes: limbo (onde se lê), linha de fé (apoio) e centro. Há transferidores de 180º e de 360º.


Escalímetro
Usado para medições, o escalímetro é um instrumento com 3 faces e 6 escalas. Não deve ser usado para o traçado de linhas.














Curvas francesa e flexível
Utilizadas para o traçado de curvas irregulares, onde o raio da curvatura não é constante. A curvaflexível não é apropriada ao desenho técnico ser um instrumento de baixa precisão.

Traçado correto
- manter o desenho longe do corpo p/ obter total visão dele;
- o lápis deve deslizar sobre o papel;
- girar o lápis enquanto este desliza sobre o papel, p/ obter uniformidade do traçado;
- o traçado deve ser de baixo p/ cima e da esquerda p/ a direita;
- inclinar a lapiseira na direção dotraço;
- manter o lápis sempre junto ao esquadro ou à régua;
- manter esquadro firme;
- manter p/ limpeza e organização do desenho.





CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: GEOMETRIA DESCRITIVA
PROF. Flávia Dantas da Nóbrega

USO DE MATERIAIS E INSTRUMENTOS DE DESENHO

Lápis
As lapiseiras com minas 0.3, 0.5, 0.7 e 0.9, produzem, respectivamente, traços mais largos. O...
tracking img