Esportes radicais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
De
Ed. Física
Esportes Radicais.






1º Skate.
O skate começou a ser praticado pelos surfistas da Califórnia como uma alternativa à "falta de ondas". "Eles colocaram rodinhas de patins em uma tábua e passaram a chamar de surf de calçada", diz o skatista Diogo Carvalho de Andrade, no esporte há 11 anos. A revolução noesporte veio quando as rodinhas de poliuretano foram inventadas. "A partir daí, começaram a surgir os grandes skatistas", completa Diogo, mais conhecido como Groselha. "No skate todo mundo tem um apelido que os colegas colocam. É só zoação". O esporte é dividido em três categorias. O street é praticado em obstáculos naturais, como escadas e corrimão, ou em pistas que imitam estes locais. Avertical é praticada no half, pista que imita a letra U, ou no bowl, que imita uma xícara. O downhill é uma modalidade que utiliza um skate maior, próprio para descidas. Em todas as categorias há campeonatos e, cada um, com suas regras, a não ser que seja filiado à Confederação Brasileira de Skate. "Nesse caso, deve-se seguir as regras da Confederação". Os juízes avaliam o grau de dificuldade damanobra, o estilo e a criatividade. Se o competidor fizer uma manobra muito difícil e não se sair bem, o skatista que fez uma mais simples e finalizou com perfeição vai ter pontuação mais alta. Por isso, eles levam em consideração a altura da manobra e sua perfeição, o estilo do skatista e a capacidade que ele tem em usar os obstáculos da pista. "O competidor não pode ficar muito desengonçado e deve usarmanobras diferentes de acordo com as possibilidades que a pista oferece". A seqüência de manobras corretas que o skatista deve realizar em uma competição é conhecida como volta. "Ela é definida pelo próprio competidor". 
Diogo não concorda com a maneira como o esporte é avaliado, no Brasil. "Aqui, as marcas patrocinam quem ganha o campeonato, mas nem sempre quem vence é o melhor, já que onervosismo pode atrapalhar tudo". Nos Estados Unidos, os profissionais ganham maior importância de acordo com o nível de skate que eles possuem. "Eles se apresentam bem no vídeo e nas fotos, uma forma de divulgar o esporte além do campeonato". Para Diogo, vencer em um campeonato é uma mistura de sorte, tranqüilidade e bom treinamento.



2º Parapente.
O Parapente, também conhecido comoParaglider nos países de língua inglesa, surgiu inicialmente na Europa e era praticado por alpinistas que após escalar as montanhas utilizavam o equipamento para descê-las voando. No início os parapentes ainda eram experimentais e o seu uso se resumia a pequenos vôos. Nos dias de hoje, inúmeras fábricas surgiram no mundo inteiro e os projetos têm evoluído cada vez mais, proporcionando vôos cada vezmais seguros e mais longos. No Brasil, o primeiro vôo de Parapente que se tem registro aconteceu em 1988, no Rio de Janeiro, onde dois suíços decolaram da rampa da Pedra Bonita que já era utilizada por praticantes de asa-delta. A novidade atraiu a atenção de alguns cariocas que tinham em comum o fascínio pelo vôo-livre. Assim se formou o primeiro grupo de pilotos brasileiros. O vôo, que naquela épocadurava poucos minutos, às vezes provocava momentos de tensão, pois o planeio dos parapentes algumas vezes não permitia ao piloto chegar na praia, o que o obrigava a procurar um lugar para pousar no meio do caminho. Atualmente o planeio dos parapentes chega a ultrapassar a razão de11/1 (para cada 11 metros voados para frente 1 metro de altitude é perdido). Graças à evolução da tecnologia os vôosde distância têm se tornado cada vez mais freqüentes, iniciando uma corrida pela quebra dos recordes mundiais. O recorde de distância livre em um parapente é de 461,8 Km, e foi conquistado pelos Brasileiros Marcelo Prieto, Rafael Saladini e Frank Brown em 2007. O brasileiro Frank Brown, que detém o recorde sul-americano de distância livre de 337 Km, foi o vice-campeão da última edição do...
tracking img