Uso das cores na publicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Uso das cores em Publicidade (on-line e impressa)

O uso da cor na computação gráfica torna a visualização dos terminais de vídeo mais atraentes e agradáveis. Também auxilia na visualização em desenhos complexos. Possibilita gerar imagens realistas e indicar mecanismos de segurança. Além do mais torna o processo de comunicação mais eficiente.

As cores exercem diferentes efeitos fisiológicossobre o organismo humano, e tendem, assim, a produzir vários juízos e sentimentos.

A cor é um elemento fundamental em qualquer processo de comunicação, merece uma atenção especial. É um componente com grande influência no dia a dia de uma pessoa, interferindo nos sentidos, nas emoções e intelecto.

A cor tem a capacidade de captar rapidamente e sob um domínio emotivo a atenção do comprador.Porque você acha que os restaurantes como Mac Donald’s e Habibs são vermelhos? Já viu algum site de instituição religiosa vermelho? Incrível o que são as cores em nossa vida.

Vamos falar agora sobre as cores.


Cores Primárias:

Cores primárias são as cores que não são feitas por nenhuma mistura. São elas azuis, vermelhas e amarelas.

[pic]

















CoresSecundárias:

São cores que surgem da mistura de duas cores primárias.


[pic]


Cores Complementares:

São as cores opostas no disco de cores. Ex: O vermelho é complementar do verde, o azul é complementar do laranja.

As cores complementares são usadas para dar força e equilíbrio a um trabalho criando contrastes. Raramente se usa apenas cores complementares em um trabalho, o resultadopode ser desastroso.

[pic]

As cores complementares são as que mais contrastes oferecem, portanto, se quiser destacar o amarelo coloque-o junto com o violeta.


Cores Análogas:

Cores Análogas são as que aparecem lado a lado no disco de cores. São análogas, porque há nelas uma mesma cor básica.

Pôr exemplo o amarelo-ouro e o laranja –avermelhado tem em comum a cor laranja. Elas sãousadas para dar a sensação de uniformidade.A composição em cores análogas são consideradas elegantes, e podem ser equilibradas com uma cor complementar.
[pic]

Tom


O termo tom refere-se a maior ou menor quantidade de luz aplicada à determinada cor. Quando se adiciona preto ele se torna gradualmente mais escuro e essas graduações são chamadas escalas tonais. Para obter escalas tonais mais clarasacrescenta-se branco.

[pic]


A temperatura das Cores:


A temperatura das cores designa a capacidade que a cores tem de parecer quentes ou frias.

[pic]

Contrastes:


Cores Contrastantes: São cores que quando usadas próximas umas das outras, produzem uma sensação de choque. As cores contrastantes são diretamente opostas no disco das cores. O resultado nem sempre é satisfatório,porém, é usado quando se quer explorar a sensação de choque. Quanto mais forte forem elas, maior será o impacto.


Contraste:

Exemplo da cor preto para destacar as demais.

I[pic]

Contrastes de limite: A cor central é uma mistura das cores laterais. Observe que a faixa central é clareada por cada uma das outras cores, mas do lado oposto. No limite da faixa vermelha, o violeta é clareadopelo azul, e no limite da faixa azul, o vermelho é clareado pelo azul, o violeta é clareado pelo vermelho.

[pic]

Dicas de combinações:


• Brinque de combinar. Utilize pequenas amostras, desenhe e Use lápis de cor. Faça exercícios. É sério! A prática também é Importante. Desenhe um bloco, ou junte alguns retalhos e verifique: você gostou? O que está faltando? Ficou escuro, coloque maisbrilho e diminua o contraste. Ficou muito claro?
Que tal acrescentar uma "sombra"? O que irá dar harmonia na combinação, não é só a mistura do amarelo com verde, ou do azul com o rosa, é o complemento do esquema inicial, o balanceamento dos valores. Lembre-se: claro, médio e escuro em harmonia.
Estude, aprecie e analise a sua combinação e procure saber qual o objetivo que você quer alcançar com...
tracking img