Uso da inteligencia emocional no setor estratégico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS – FAR
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
SUPERVISÃO DE ESTÁGIO






FLÁVIA NUNES CAVALHEIRO












USO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS TOMADAS DE DECISÕES DO SETOR ESTRATÉGICO DA TRANSPORTADORA ROMA LOGÍSTICA LTDA DE RONDONÓPOLIS






















RONDONÓPOLIS - MT
2010
FLÁVIA NUNES CAVALHEIROUSO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS TOMADAS DE DECISÕES DO SETOR ESTRATÉGICO DA TRANSPORTADORA ROMA LOGÍSTICA LTDA DE RONDONÓPOLIS





Projeto apresentado como requisito parcial na avaliação da disciplina Estágio II, do Estágio Supervisionado em Administração, Curso de Administração, Faculdade Anhanguera de Rondonópolis –FAR.



Orientadora: Prof. Ediane Márcia Lazarri Anghinoni.















RONDONÓPOLIS - MT
2010
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 04
2 TEMA 06
3 JUSTIFICATIVA 09
4 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA 10
5 OBJETIVOS DA PESQUISA 12
5.1 OBJETIVO GERAL 12
5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 11
6 CARACTERIZAÇÃO DO ESTUDO 12
6.1 LOCALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO 12
6.2 O AMBIENTEALVO DA PESQUISA 13
7 HIPÓTESE DO ESTUDO 16
7.1 HIPÓTESE GERAL 16
8 REFERENCIAL TEÓRICO 17
8.1 EVOLUÇÃO DO HOMEM 17
8.2 HABILIDADES DO HOMEM 19
8.3 A MODERNA ADMINISTRAÇÃO 18
8.4 O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL 22
8.5 FINALIDADE DA TOMADA DE DECISÃO 24
8.5.1 Fatores Envolvidos na Tomada de Decisão 25
8.5.2 Regras para Tomada de Decisão 27
9 ASPECTOS METODOLÓGICOS DA INVESTIGAÇÃO 29
9.1TIPO DE PESQUISA 29
9.2 ABORDAGEM E PESQUISA 30
9.3 UNIVERSO DA PESQUISA 31
9.4 ANÁLISE DE RESULTADOS 32
10 CRONOGRAMA 31
11 ORÇAMENTO 34
11.1 DESPESAS DE CUSTEIO 34
11.2 DESPESAS DE CAPITAL 34
11.3 TOTAL DO INVESTIMENTO 34
12 CONCLUSÃO 35
REFERÊNCIAS 36
1 INTRODUÇÃO


A forma com que as pessoas lidam com as situações cotidianas, tem um peso considerável em seu desenvolvimentoprofissional, em função das oscilações de humor dos colegas, as diversas informações, problemas familiares, enfim, o estresse diário existente não só na vida profissional como pessoal.


Essas situações existentes no cotidiano dos profissionais podem afetar o seu desenvolvimento em determinados momentos o que pode acarretar uma série de problemas ou transtornos, no momento de tomardecisões ou agir de maneira coerente conforme o esperado para determinadas situações.


Hoje, não se pode mais administrar a hipótese de um indivíduo agir dessa forma. O homem atual precisa manter seu equilíbrio pessoal, acreditar em si mesmo, compreender-se, e buscar seus objetivos. Para isso, deve aprender a despertar e colocar em prática sua criatividade, através da inteligência emocional.Identificando não só a importância do conhecimento, mas a maneira com que os profissionais lidam com determinadas situações, a pesquisadora, buscará abordar a importância da inteligência emocional na tomada de decisão, a influência que exerce não só nos profissionais, mas na organização de maneira geral.


A Inteligência emocional é o equilíbrio das ações e atitudes de umindivíduo, através do qual ele aprende a manter o autocontrole, identificando com ponderação e justiça as diversas situações ocorridas em seu dia-dia.


Vale ressaltar que as empresas atualmente, vivem em um mundo competitivo, onde o diferencial é ter a visão do que o mercado está precisando e quais as necessidades dos consumidores. Desta forma, os profissionais precisam estar atentos a umasérie de requisitos internos e externos, como pessoal adequado e visão para permanecer e crescer no mercado competitivo.


Nos dias de hoje, a inteligência emocional é encarada como um fator básico para o alcance de melhorias do homem e para o homem, aumentando principalmente sua produtividade e a dos indivíduos que o cerca, em todos os aspectos de sua vida, seja ela no profissional ou...
tracking img