Usando o ghost

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Usando o Ghost

   PRÓXIMO: FAZENDO UM BACKUP E VERIFICANDO O ARQUIVO DE IMAGEM POR ERROS
Introdução
Neste tutorial, vamos aprender melhor sobre esta fantástica ferramenta de backup. Aprenda como usá-lo sem medo, evitando perda acidental de dados.
Para realizar este tutorial, foi utilizado o Symantec Ghost 2002 Personal Edition, em inglês (este produto acompanha o Norton Systemworks 2002).Importante: Nós não nos responsabilizamos por perda de dados ocasionadas por uso indevido do software.
Etapa 1 - Preparação
Antes de efetuarmos o backup dos dados, é conveniente levarmos algumas coisas em conta:
* Para maior segurança, sempre execute o Ghost através de um boot limpo, por disquete ou CD. Não rode o Ghost sob Windows; se der alguma pane seus dados poderão ser perdidos.
*Apague todos os temporários e arquivo de troca antes de efetuar uma clonagem ou umbackup. Isto preserva espaço e principalmente tempo.
* Execute o Scandisk antes de proceder com o backup, a fim de certificar-se de que não há erros tanto no disco de origem quanto no de destino (é aconselhável rodar inclusive o teste de superfície em ambos).
* Siga as recomendações acima nesta ordem.
Etapa 2- Entendendo o Ghost
Ok, uma vez tendo adotado certas medidas de segurança, vamos a algumas explicações sobre como funciona o Ghost.
O backup pode ser feito de duas formas: criação de uma imagem ou clonagem de disco. Uma imagem neste caso é um arquivo com a extensão .GHO, normalmente compactado, contendo informações exatas do disco rígido ou partição, um "espelho". Ao ser restaurado em outroHD, ter-se-á uma cópia fiel do disco de onde foi feita a imagem, incluindo as informações dehardware (não se preocupe se o hardware for diferente, basta ter em mãos os drivers adequados e seguir as orientações do próprio Windows, que irá detectar um a um os novos componentes).
A clonagem de disco nada tem a ver com DNA: nesta etapa, o Ghost simplesmente copia diretamente todos os arquivos de um HDpara outro, ou de uma partição para outra (não vai me dizer que não sabe o que é partição? Ok, vou explicar mais adiante). Note que mesmo as informações como quantidade de clusters e etc. também é armazenada, embora seja perfeitamente possível usar mídias de origem e destino de tamanhos diferentes. Explicarei isto com detalhes mais adiante.
Para eliminar dúvidas posteriores, darei aqui uma breveexplanação de partição: um disco rígido padrão tem apenas uma partição, que é a unidade C:. Mas é comum vermos unidades de disco rígido divididos em duas, três ou mais partes - a cada uma destas partes chamamos partição ou unidades. Assim, se tivermos um disco rígido de 10 GB, e o dividirmos em três partes, sendo a principal (C:) com 3 GB, a secundária (D:) com outros 3 GB e a terciária (E:) comos 4 GB restantes, teremos um disco rígido com três partições.
Preste atenção para não confundir com letras de unidade! Podemos ter letras de unidade que não são partições (como é o caso de CD-ROMs e drives de disquete, por exemplo) e temos também partições sem letras de unidade (é o caso de outros sistemas operacionais, como o Linux, ou de partições ocultas).
Então, agora é importante ressaltarque o Ghost permite fazer tanto backup de um disco rígido inteiro (com todas as partições) como de cada partição separadamente. Vamos ver agora como é que funciona o bichinho.
Etapa 3 - Apresentando o Ghost
Dependendo da versão que você tiver do Ghost, o executável pode ser o ghost.exe oughostpe.exe (que é o meu caso). Ao abrir o programa, aparece uma breve tela de apresentação, com asinformações de usuário e número de registro (apenas na versão 2002). Pressionando OK, temos a seguinte tela:

Avançando no menu "Local", temos as tarefas principais: Disk (disco), Partition (Partição) e Check (Verificar). A opção Disk é usada caso deseje fazer operações (backup ou restauração) de um disco rígido inteiro. A segunda opção, Partition, é para operações com partições individualmente. E a...
tracking img