Usando a energia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Usando a energia: Enfrentando desafios ambientais



Taxa metabólica

O corpo humano necessita de energia para desempenhar suas atividades. Alimentos como carboidratos, lipídeos e proteínas podem ser usados na liberação de energia, que é liberada na forma de ATP. A atividade física aumenta o metabolismo aumentando a produção e perda de calor.
A taxa metabólica refere-se ao metabolismo porunidade de tempo. E este pode ser determinado de três modos diferentes: 1) calcula-se a diferença entre o valor energético ingerido e o valor energético dos alimentos. 2) produção total de calor. 3) quantidade de oxigênio usado nos processos de oxidação. Este último é a medida prática da taxa metabólica, a decorrer do fato de que a quantidade de calor produzido para cada litro de oxigênio usado nometabolismo permanece constante, independentemente se é carboidrato, proteína ou lipídeo que oxidou, são em média 4 Kcal por litro de oxigênio. Embora um litro de oxigênio forneça quantidades similares de energia para os três principais alimentos, cada grama de alimento fornece uma quantidade muito diferente de energia, a gordura fornece o dobro em comparação a carboidratos e proteínas.
A taxametabólica se relaciona com o tamanho do corpo do organismo. Um elefante que pesa cerca de 4.000 Kg terá um menor metabolismo perante a um rato que pesa 15 gramas. Isso implica que, quanto menor a massa corpórea maior será o consumo de oxigênio, sendo assim mais rápido será o metabolismo. O inverso acontece com animais de maior massa corporal.

Homeostase

As adaptações dos seres vivos nãoocorrem por acaso. Ao longo do processo evolutivo os organismos sofrem modificações que lhes possibilitam maiores chances de sobreviver no
meio ambiente, ajustando–se morfologicamente e fisiologicamente ao ecossistema em que vivem. As adaptações fisiológicas consistem em uma adaptação funcional do organismo ao tipo de ambiente em que vive, mantendo-se uma homeostase interna.
A homeostase é amanutenção de condições quase constantes no meio interno. As variáveis fisiológicas consistem em: pressão arterial, temperatura corporal e fatores transmitidos pelo sangue como oxigênio, glicose e sódio. Não há qualquer variável que seja constante durante vários períodos de tempo, sofrendo oscilações ao longo do dia. A integração das ações homeostáticas depende do sistema nervoso central e do sistemaendócrino, que vão coordenar respostas locais ou do organismo como um todo. Por conseguinte, quando há uma disfunção interna ou uma mudança externa haverá um desencadeamento de repostas compensatórias. Havendo sucesso nesta compensação a pessoa estará saudável, caso haja falha nesta compensação pode desencadear doenças.
A manutenção da temperatura é feito a partir de mecanismos homeostáticoseficientes que visam manter as relações químicas orgânicas dentro do padrão compatível com a normalidade. Ainda que a temperatura externa varie, a temperatura interna vai se manter praticamente constante. A temperatura central média do ser humano gira em torno de 37°C, porém, pode variar a quando se pratica exercício intenso ou quando se fica exposto a temperaturas ambientais severas.

Efeito daaltitude

Pessoas não acostumadas a grandes altitudes começam a sentir diminuição do desempenho físico a 3.500m de altitude, mas após alguns dias ficam aclimatadas se ajustando ao ambiente. A aclimatação é progressiva e aumenta em alturas acima de 6.000m de altitude, neste caso também ocorre processo de deterioração celular quanto maior for à altitude. A habitação conhecida em maiores altitudes seencontra em população que vive nos Andes á quase 5.000m.
Com o aumento da altitude alguns sintomas decorrentes dos baixos níveis de oxigênio podem ocorrer, como fraqueza, cefaléia, náuseas como também a deterioração das funções mentais. Para que cesse estes sintomas é necessário um suprimento adequado de oxigênio para os tecidos. Este suprimento depende da ventilação dos pulmões, difusão do ar...
tracking img