Trabalho de informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1794 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
T





GERAÇÕES DE COMPUTADORES

NOME DO ALUNO













RIO BRANCO
Setembro - 2012

NOME DO ALUNO






As Gerações de Computadores










Trabalho apresentado ao Professor
Cleuton Almeida da disciplina Informática da turma do 2° Período, turno Noturno do curso de Enfermagem



Faculdade Meta - FAMETA
Rio Branco -06-09-2012



SUMÁRIO



1- INTRODUÇÃO p.4

2- GERAÇÕES DE COMPUTADORES P.5

3- CONCLUSÃO P.12

4 REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA P.13







INTRODUÇÃO

O trabalho que se segue tem por objetivo realizar um levantamento histórico do desenvolvimento tecnológico do Computador, que hoje é um instrumento eletrônico indispensávelna vida e cotidiano das pessoas, porém voltaremos na historia revendo a parti da primeira geração de computadore e sua evolução até os dias atuais.





















História da Computação

As Diversas Gerações de Computadores:
Primeira Geração (1937 a 1953) - válvulas a vácuo
Segunda Geração (1954 a 1962) - transistores e diodos semicondutores Terceira Geração(1963 a 1972) - circuitos integrados em pequena escala (SSI)
Quarta Geração (1972 a 1984) circuitos integrados LSI e VLSI
Quinta Geração (1984 a 1990) - processamento paralelo e redes


Primeira Geração (1937 a 1953)
Tecnologia - válvulas a vácuo
Primeiras Tentativas
1937 - John Vincent Atanasoff e Clifford Berry, na Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, criaram o ABC(Atanasoff-Berry Computer).
1943 - Max Newman, Alan Turing e equipe de Betchley Park desenharam a série de máquinas "Colossus", mantida em segredo durante a II Guerra Mundial (foi usado na decodificação de mensagens secretas dos alemães).
1948 - A equipe da IBM utiliza pela primeira vez o SSEC (Selective Sequence Eletronic Calculator) , uma máquina híbrida de válvulas a vácuo e relês eletromecânicos,para calcular as tabelas de posições da Lua (utilizadas na primeira alunissagem).
Primeiros computadores programáveis de uso universal
1943 a 1945 - J. Presper Eckert, John V. Mauchly e Herman H. Goldstine, nos Estados Unidos, construíram o ENIAC (Eletronic Numerical Integrator Computer), considerado o primeiro computador programável universal, que foi usado em uma simulação numérica para oprojeto da bomba de hidrogênio e em pesquisa de projetos de túneis de vento, geradores de números randômicos e em previsões metrológicas.
1946 - Max Newman e a equipe da Universidade de Manchester, na Inglaterra, que teve a participação de Alan Turing, construíram o Manchester Mark I, "primeiro computador que funcionou", que teve "a primeira visualização na tela de dados contidos na memória" e queteve o primeiro programa gravado executado em 21 de junho de 1948.
1949 - M Wilkes (que conhecia os trabalhos de von Neumann e participou de cursos na Moore School, diretor do Laboratório de Cálculo, na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, construiu o EDSAC (Electronic Delay Storage Automatic Computer), que calculou tabelas de quadrados e tabelas de números primos.
1945 a 1951 - J.Presper Eckert, John V. Mauchly (engenheiros eletrônicos) e Herman H. Goldstine com a consultoria de John von Neumann, doutor em Matemática, pela Universidade de Budapeste, húngaro, naturalizado americano, especialista em lógica, construíram o EDVAC (Eletronic Discrete Variable Computer), "um autômato universal eletrônico de algorítmo gravado" (BRETON, 1991:100).
1951 - J. Presper Eckert e JohnV. Mauchly construíram o UNIVAC (UNIVersal Automatic Computer), o primeiro computador bem sucedido comercialmente. Sua aplicação era na área de administração.

Linguagem/Software

Os primeiros programas eram escritos em código de máquina, os programadores escreviam os números binários que correspondiam às instruções a serem armazenadas na memória.
1950 - os programadores começam a usar...
tracking img