Usaina belo monte

464 palavras 2 páginas
Usina belo Monte
A energia elétrica é algo essencial para quaisquer atividades humana seja ela econômica ou social,dentre os próximos anos o consumo de energia tende a crescer 4,8% aproximadamente por ano no Brasil até 2020,a necessidade da criação de uma nova usina Geradora é realmente urgente para que não ocorra apagões como no ano de 2000.
O Brasil possui 80.6% de sua energia elétrica gerado por usinas hidráulicas já que nossos recursos hídricos são muito mais viáveis para geração de energia do que se usássemos nosso espaço para instalação de usinas Termoelétricas que contribuem com a emição de CO2, eólicas que prejudicam a vida das aves ou nucleares que geram muitos resíduos radioativos que não possuem descarte correto atualmente.
A possibilidade de construção da usinas hidrelétricas na Bacia do Rio Xingu começou a ser analisada na década de 1970. Os estudos foram feitos no inicio pelas Centrais Elétricas do Norte do Brasil e, depois, transferido a Centrais Elétricas Brasileiras, em conjunto com as construtoras Camargo Corrêa S/A, Andrade Gutierrez e Norberto Odebrecht.
O projeto da construção da usina somente conseguiu autorização para ser construído após 41 anos de análise e re-planejamentos burocráticas sociais e ambientais necessárias para melhor atendender as necessidades da sociedade Brasileira.
O local escolhido para a instalação desta usina é praticamente perfeito,localizado próximo a cidade de Altamira no Para onde passa o Rio Xingu que possui grande capacidade hidrelétrica por ser uma grande área de desnível natural.
A usina Belo Monte ira operar com duas casas geradoras de energia, na casa principal alojara as turbinas Francis que ficaram a uma altura de 90 metros,sua aplicação mínima é em desníveis de 40 metros, está turbina já foi usada na Usinas Tucuruvi e Itaipu.Na casa principal serão usados 18 turbinas tipo Francis de 620mw de potencia aproveitaram a queda de 90 metros para gerar 11mw.
A casa de força complementar contem seis

Relacionados