Placenta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Placenta é um órgão de tecidos tanto fetais quanto maternos que servem de transporte de nutrientes e oxigênio da circulação materna para o feto e de resíduos metabólicos e CO2 da circulação fetal para a materna.

A placenta é o órgão-elo entre mãe e filho, pois proporciona ao indivíduo em desenvolvimento a garantia de suas necessidades básicas: respiração, nutrição e eliminação de seuscatabólitos.
A placenta humana é formada por uma parte fetal (originada do córion – córion viloso) e de uma parte materna (decídua – decídua basal).

Placenta Decidual e Placa Coriônica

A placenta humana é formada por uma parte fetal( originada do córion-córion viliso) e de uma parte materna (decídua-decídua basal).

Decídua

A decídua (do latim, deciduus;queda) corresponde à camada funcional doendométrio gravidício,que será eliminado por ocasião do parto.Três regiões da decídua recebem nomes de acordo com sua relação com o local da implantação:

- Decídua basal: é a parte da decídua situada mais distante do concepto, que forma o componente materno da placenta.

- Decídua capsular: é a parte superficial da decídua que recobre o concepto.

- Decídua parietal: é constituída portodas as partes restantes da decídua.

Córion Viloso

Componente fetal da placenta. As vilosidades-tronco, que surgem deste,se projetam para dentro do espaço interviloso contendo sangue materno.

Formação da placenta

Por ocasião da implantação,o endométrio é invadido pela ação erosiva do sinciciotrofoblasto.Ele digere o epitélio endometrial, tecido conjuntivo subjacente e, finalmente,sua açãoatinge os vasos sanguíneos e as glândulas endometriais.Todo o blastocisto fica incluído dentro do endométrio,enquanto o epitélio endometrial se refaz sobre a zona invadida e fecha o local de entrada.Trata-se de uma implantação intesticial.

As células do estroma endometrial sofrem a chamada reação decidual,tornando-se grandes,pálidas e com grande quantidade de glicogênio elipídeos.Provavelmente,estão relacionadas com a nutrição inicial do germe e a produção hormonal e protegem o tecido materno contra uma invasão descontrolada do sinciciotrofoblasto.A mucosa cervical não sofre reação decidual,mas secreta um muco que reage como um tampão que oclui o canal cervical,protegendo o feto contra ataques externos de microorganismos.

Com 11 a 12 dias de desenvolvimento,começam a ser notadaprojeções do citotrofoblasto para dentro do sincicitotrofoblasto,contituindo-se as vilosidades primárias.Na terceira semana de desenvolvimento, surgem digitações do mesênquima extra-embrionário para dentro das vilosidades primárias, constituindo as vilosidades secundárias ou coriônicas.Em torno de 21 dias, o eixo do mesênquima das vilosidades secundárias dá origem a vasos coriônicos,formando uma amplarede capilar nas vilosidades.Estão estabelecidas as vilosidades terciárias.

De início,as vilosidades coriônicas formam-se ao redor de todo o embrião.Elas persistem até a oitava semana.Mais tarde, as vilosidades voltadas para a decídua capsular regridem,só persistindo aquelas do pólo embrionário,ou seja, as adjacentes à decídua basal.Está formado o saco coriônico,contituído de uma partevilosa-o córion viloso ou frondoso que corresponde à parte fetal da placenta - e o córion liso.

A partir do segundo mês, as vilosidades associadas à decídua basal aumentam cada vez mais em número e tamanho,ramificando-do bastante e adquirindo um aspecto arborescente.As vilosidades apresentam agora um tronco viloso de onde partem vários ramos.Os troncos vilosos e seus ramos projetam-se para os espaçosintervilosos (originalmente lacunas do sinciciotrofoblasto),os quais são preenchidos por sangue materno.Quando o sinciciotrofoblasto invade a decídua basal,deixa zonas intactas(sem digerir)em forma de pequenas cristas,que se projetam para dentro do espaço intraveloso e que corresponde aos septos placentários.Os septos placentários dividem a área fetal da palcenta em 10 a 38 áreas convexas...
tracking img