Uruca. estatuto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
URUCA
ESTATUTO DA UNIÃO RIOGRANDINA DE UMBANDA E CULTOS AFRICANOS

CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO

Art.I – Sob denominação de URUCA (União Riograndina de Umbanda e Culto Africano), fica instituída esta associação civil sem fins econômicos, que regerá por este estatuto, pelo regimento interno e pelas normas legais pertinentes.

CAPÍTULO II – DA SEDE

Art.II - A URUCA, terá sua sedeprovisória na cidade de rio grande, na Rua Rafael Anselmi, 220- vila Eulina, Cep 96212-310, fundada pelos srs. SANDRO BRANCO ROCHA, e ROGINALDO DE OLIVEIRA MENDES.

CAPÍTULO III-FINALIDADES E OBJETIVOS

Art.III - Trata-se de uma instituição filantrópica, com personalidade jurídica, de caráter religioso, destinada ao estudo e pratica dos cultos afro-brasileiros, ritual litúrgico de umbanda, e assessoriajurídica, liberação de toques e títulos de caráter religioso.
a) A prática da caridade, beneficência moral, espiritual e material.
b) Ao estudo e pesquisa do aspecto científico, filosófico e histórico da cultura afro brasileiro bem com a sua difusão através de cursos, palestra e quais quer forma possíveis que objetivem o resgate destas tradições.
c) A difusão entre as associações, paraestabelecer maior vinculo de geral solidariedade, e de fraternidade entre a família dos praticantes do culto afro-brasileiro e do ritual litúrgico de umbanda.
d) A criação de serviços á comunidade nas áreas de esportes e cultural.
e) A assistência jurídica consiste em orientação, representatividade sob os cultos e rituais baseando-se nas leis do código civil.
f) Fazer a liberação de toques de todos oscentros e leis ou associados.
g) Os títulos seram fornecidos perante a comprovação de grau, sendo seus custeios diferenciados entre sócios e não sócios.
Art.IV – Todos os serviços e atividades referentes ao artigo anterior serão organizados e divididos em departamentos a critério da diretoria.
Art. V – Para todos os serviços e atividades referentes ao artigo terceiro serão elaboradosregulamentos internos para regularem sua administração e atividade:
a) Os regulamentos internos, para os departamentos e diversos serviços da associação, serão elaborados e postos em execução pela a diretoria.
b) Os diretores dos diversos departamentos ficam obrigados a aceitar o cargo designados pela diretoria, ao qual ficam subordinados.









CAPÍTULO IV - DOS SÓCIOS, SEUS DIREITOS EDEVERES.

Art.VI-O numero de sócios serão ilimitado, com pessoas de ambos os sexos, sem distinção de cor, nacionalidade e religião.
Art. VII-O quadro social dar-se-á das seguintes categorias:
a) Associados fundadores, os que assinarem a ata de instalação definitiva da associação.
b) Associados contribuintes, os que contribuem mensalmente.
c) Fica atribuída a diretoria o direito de recusar aadministração do candidato proposto, assim quando resolvido na reunião.
d) Em caso de associado contribuinte, assumir o compromisso de honrar pontualmente com as contribuições associativas.
e) È direito de o associado demitir-se, quando julgar necessário, protocolando junto a Secretária da Associação seu pedido de demissão.

Art. VIII – São deveres dos associados, respeitarem a associação, eprestarem a melhor ajuda material.

a) Pagarem as suas contribuições pontualmente.
b) Cumprir e fazer cumprir o presente Estatuto.
c) Cumprir e fazer cumprir o regimento interno
d) Zelar pelo bom nome da Associação.
e) Estudar a doutrina espiritualista, a Lei e a prática dos cultos afro-brasileiros e do ritual litúrgico de Umbanda, esforçando-se para progredir, pautando seus atos de elevada moral.f) Aceitar, salvo quando justificado a recusa, o cargo para o qual forem eleitos ou designados, trabalhando, para o desempenho do cargo ou função que ocuparem.

Art. IX – A Associação citada neste estatuto será administrativa por uma diretoria composta por 10 membros.
Art. X – A diretoria compor-se-á de um Presidente, um Vice-Presidente, 1 e 2 Secretário, 1 e 2 Tesoureiro e um Conselho...
tracking img