Urografia excretora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIG – universidade nova iguaçu |
Urografia Excretora |
Sistema Urinário |
|
Rafaela de Oliveira Martins / 3 período de Radiologia |
18/03/2013 |

|

ESTUDO RADIOLÓGICO DO SISTEMA URINÁRIO
UROGRAFIA EXCRETORA
 
Também denominada urografia intravenosa, urografia excretora tem o objetivo de limpar o intestino que se superpõe aos rins e ureteres e também desidratar levemente o paciente,para melhorar a concentração de contraste nos rins. Para isso é feito um preparo á base de laxativo e restrição de líquidos na véspera do exame. As indicações mais comuns para esse tipo de exame são o estudo do urotélio e pesquisa de cálculo (renal e ureteral).
 
TIPO DE MEIO DE CONTRASTE A SER UTILIZADO NA REALIZAÇÃO DO EXAME
 
Esse exame é realizado com a administração endovenosa (injeção ouinfusão contínua) de contraste iodado hidrossolúvel de excreção renal (iônico ou não iônico). Antes da realização do exame é de extrema importância saber de antecedentes alérgicos do paciente, tendo em vista que o tipo de contraste utilizado nesse exame pode provocar reações adversas (alérgicas), sendo algumas muito graves (não muito frequentes), que podem até determinar a morte do paciente. Parapaciente sem antecedente alérgico pode ser utilizado meio de contraste iodado do tipo iônico. Para paciente com antecedentes alérgicos (não específicos ao iodo) deve ser feito um preparo profilático á base de drogas (remédios) antialérgicos, e utilizado o contraste iodado do tipo não iônico.
|
Sistema Urinário

 
REALIZAÇÃO DO EXAME
 
A seguir será descrita uma rotina radiográfica básica,objetivando a análise morfológica e funcional do sistema urinário. Em função da patologia pesquisada podem ser necessárias incidências adicionais. Antes do início do exame o paciente deverá esvaziar a bexiga (urinar). O exame tem início com uma radiografia simples do abdome em ântero- posterior (AP), realizada com o paciente deitado em decúbito dorsal na mesa bucky. Após a avaliação dessa radiografia pelomédico radiologista, é dado prosseguimento ao exame com a injeção endovenosa do meio de contraste iodado. A injeção do meio de contraste não deve ser lenta, que poderia prejudicar a concentração da excreção do meio de contraste pelos rins, e nem excessivamente rápida, que poderia causar um desconforto maior ao paciente. Pode ser da ordem de 4 a 5mL/s. A via de acesso venoso deve ser conservadaaté o final do exame. È importante que todas as radiografias realizadas tenham uma marcação de tempo na sua identificação, sendo essa feita a partir do final da administração endovenosa do meio de contraste. Cerca de cinco a sete minutos após o final da injeção é feita a primeira radiografia panorâmica do abdome em ântero-posterior (AP), com o paciente em decúbito dorsal. Essa radiografia deve seravaliada pelo médico radiologista, que determinará a necessidade (ou não) de compressão uretral. Em seguida podem ser realizadas radiografias localizadas das lojas renais com o paciente em decúbito dorsal em ântero-posterior (AP), oblíqua posterior direita e em oblíqua posterior esquerda, para estudo dos rins e sistemas pielocaliciais. Após a análise dessas radiografias pelo médico radiologista,dá-se prosseguimento á rotina com uma radiografia panorâmica do abdome em ântero-posterior (AP),com o paciente em decúbito dorsal. Pode também ser realizada uma radiografia panorâmica do abdome em póstero-anterior(PA), com o paciente em decúbito ventral, quando houver necessidade do estudo do ureter distal (fig.18.12a e Fig.18.12b)  
|
1ª Radiografia de abdome simples em (AP), para início do estudo. 
Fig-18.12a -Urografia Excretora    | Anatomia e uma radiográfia de uma Urografia Excretora 1-Rim esquerdo; 2- Rim direito;3-Pelve renal esquerda, 4-Pelve renal direita; 5-Papila renal ;6- Ureter esquerdo; 7- ureter direito; 8- Bexiga urinária. |
Finalizando, são feitas radiografias localizadas da bexiga, primeiramente cheia de contraste e depois quando estiver vazia sendo essa última...
tracking img