Urografia excretora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Após a descoberta dos raios-x houve uma grande revolução na área da medicina. Com o passar dos anos inúmeros exames de imagem foram criados e aperfeiçoados com o objetivo de melhorar cada vez mais a visualização dos órgãos em condições normais e patológicas no interior do corpo humano.

Apesar dos grandes avanços tecnológicos na medicina com o uso da radiação X parao diagnostico por imagem, o Raio-X convencional não deixou de ser o mais utilizado ou solicitado para o diagnostico inicial.

Porem a imagem radiográfica simples de alguma área do corpo humano deixa a desejar quanto as informação sobre partes moles, por exemplo os órgãos do sistema urinário. A radiografia simples do abdômen fornece pouca informação desse sistema. Os contornos grosseirosdos rins geralmente são mostrados devido à capsula de gordura que os envolve. por esse motivo exige-se a administração de meios de contrastes para que seja visualizado radiograficamente a porção interna do sistema urinário. Esse procedimento radiográfico onde é administrado um meio de contraste para estudo do sistema urinário é denominado Urografia Excretora.

Nos anos 30 um estado deeuforia foi atingido quando se desenvolveu o primeiro material de contraste intravenoso seguro, o uroselectan, creditado a Moses Swick, um jovem urologista americano. Daí com a introdução do iotalamato de meglumina, do diatrizoato de sódio e dos derivados de acido triiodobenzóico, nos anos 50 e 60 fizeram com que a Urografia Excretora se tornasse o principal método de diagnostico por imagemurológico.

Com isso o aprimoramento das técnicas e a incorporação da nefrotomografia como parte da rotina orográfica por Bosniak nos anos 70, o aperfeiçoamento interpretativo por parte dos radiologistas bem como a contínua evolução dos meios de contrastes intravenosos iodados contribuíram com que a Urografia Excretora não perdesse essa condição de importante exame urológico.

1. UROGRAFIAEXCRETORA

Segundo Kenneth L. Bontrager ( 2010 ), urografia excretora ou intravenosa é um exame radiográfico comum do sistema urinário onde é utilizado meios de contrastes.

Na UE após a injeção intravenosa de um meio de contraste é visualizado os cálices menores e maiores, as pelves renais os ureteres e a bexiga urinaria. O mesmo tem por objetivo avaliar a porção coletorados sistema urinário, avaliar a capacidade funcional dos rins e avaliar patologias ou anomalias anatômicas do sistema urinário. ( KENNETH BONTRAGER, 2010 ).

A Urografia Excretora é um verdadeiro teste funcional porque as moléculas do meio de contraste são rapidamente removidas da corrente sanguínea e excretadas por completo por um rim normal.( DENIS HONORATO, 2007 ).

Veremos aseguir um breve estudo anatômico do sistema urinário para melhor compreensão do mesmo através da Urografia Excretora.

2. SISTEMA URINÁRIO

A função principal do sistema urinário é a produção de urina e sua eliminação pelo corpo. Durante a produção de urina, os rins realizam as seguintes funções:

1. Removem resíduos nitrogenados;

2. Regulam os níveis de água nocorpo;

3. Regulam o equilíbrio acido-básico e os níveis de eletrólitos do sangue.

O sistema urinário consiste em dois rins, dois ureteres, uma bexiga urinaria e uma uretra.

Os dois rins e os ureteres são órgãos que se encontram no espaço retroperitoneal. Esses dois órgãos no formato de feijão, encontram-se de cada lado da coluna vertebral, na parte mais posterior dacavidade abdominal. O rim direito na maioria das vezes é ligeiramente mais baixo ou mais inferior do que o esquerdo devido a presença do fígado. Próximo a parte medial superior de cada rim encontra-se uma glândula suprarrenal. Essas importantes glândulas do sistema endócrino estão localizadas na capsula adiposa que sircunda cada rim. ( KENNETH BONTRAGER, 2010 ).

Cada rim esta conectado à...
tracking img