Urografia excretora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2032 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. UROGRAFIA EXCRETORA
É um exame não evasivo de raios-X dos rins, ureteres e bexiga, onde se utiliza contraste iodado na veia. Este contraste será captado pelos rins e eliminado na urina. É este trajeto rins – bexiga feita pelo contraste que permite a análise dos órgãos do aparelho urinário.
Esse é um exame que proporciona informações anatômicas essenciais e demonstra a função detodo trato urinário. Em geral o trato urinário tubular é bem avaliado por exames contrastados, porque revelam a aparência da luz e as características do fluxo de líquido.
2. Objetivo da Urografia Excretora ou Pielografia Excretora
O objetivo é visualizar a porção coletora do sistema urinário e avaliar a capacidade funcional dos rins, para diagnosticar as anormalidades anatômicas, por exemplo:cálculo renal, hematúria, etc.
3. Indicação da Urografia ou Pielografia Excretora
A Urografia Excretora ou Pielografia é indicada nos casos de dores nas vias urinárias, hematúria (sangue na urina), infecção no trato urinário, massas renais, dor no flanco, urolitíase, nefrocalcinose, insuficiência renal, hipertensão e anomalidades congênita.
Obs: Pacientes alérgicos devem estarcientes de que, como qualquer substância estranha no organismo a substância de contraste pode desencadear reações alérgicas. Portanto, tal condição deve ser relatada ainda no consultório do médico que intenta solicitar o exame de Urografia Excretora. Desta forma, o seu próprio médico poderá avaliar riscos e benefícios deste exame e até mesmo substituí-lo por outro.
4. Preparo para o Exame

• Dejejum:tomar pela manhã uma xícara de café sem leite ou chá, acompanhada de três torradas ou biscoito água e sal sem manteiga.
• Tomar 40 gotas de luftal (dimeticona) a cada 6horas, para eliminar os gases.
• Ás 9horas: ingerir dois comprimidos de Dulcolax ou Lacto Purga (Bisacordil) de uma só vez, ou se preferir substituir por Agarol (duas colheres de sopa), ou por via retal (Fleet Enema) paraeliminar maior quantidade possível de fezes, melhorando assim a visualização dos elementos do sistema urinário.
• A partir das 10horas, até a hora de dormir à noite: tomar um copo de água a cada 2horas.
• Almoçar somente peito de frango ou filé de peixe, sem acompanhamento.
• A tarde ingerir gelatina de fruta.
• Jantar o mesmo que almoçou.
• No Dia do Exame: o paciente deve ficar em jejum.

•Obs: Essa preparação prévia é de grande importância para uma boa limpeza intestinal e resultará num ótimo exame, e quem será beneficiado é o próprio paciente. Eventualmente usamos medicamentos antialérgicos que pode causar sonolência, então sugerimos que o paciente venha acompanhado e não marque compromisso logo após o exame.

5. Rotina Padrão de uma Urografia ou Pielografia Excretora

• Preparoda sala: com os materiais necessários: escalpe duas seringas de 20 ml, algodão embebido em álcool iodado, esparadrapo ou fita, contraste hidrossolúvel de iodo e carrinho de emergência. A sala deverá esta preparada com medicamentos antialérgicos.
• O profissional técnico em radiologia deverá explicar o procedimento ao paciente: sendo que o paciente tem que esvaziar a bexiga antes do exame(urinar), após pedirá para o mesmo vestir uma roupa adequada para fazer o exame e depois posicionará o paciente em decúbito dorsal na mesa bucky de exames.
• Radiografia Panorâmica do Abdome Simples (piloto): deve ser ântero-posterior (AP). Deve englobar desde as regiões supra-renais até o nível abaixo da sínfise púbica. Incidências oblíquas são de extrema quando há dúvida na localização decalcificação.
• Tipo de Meio de Contraste a ser Utilizado na Realização do Exame: é realizado com a administração endovenosa (injeção ou infusão contínua) de contraste iodado hidrossolúvel de excreção renal (iônico ou não iônico). Antes da realização do exame é de extrema importância saber de antecedentes alérgicos do paciente, tendo em vista que o tipo de contraste utilizado nesse exame pode provocar...
tracking img