Urbanismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LUCIO COSTA
Nascido em 27 de fevereiro de 1902 em Toulon, Provença-Alpes-Costa Azul, Franca e morreu em 13 de junho de 1998, aos 96 anos, no Rio de Janeiro, Brasil.
Estudou na Royal Grammar Schoolem Newcastle, no Reino Unido, e no Collège National em Montreux, na Suíça.
Frequentou o curso de arquitetura da Escola Nacional de Belas Artes, que ainda aplicava um programa neoclássico de ensino.Apesar de praticar uma arquitetura neoclássica durante seus primeiros anos, rompeu com essa formação historicista e passou a receber influências da obra do arquiteto franco-suíço Le Corbusier,modernista.
O Plano Piloto de Brasília, no Distrito Federal, foi projetado por Lucio Costa, vencedor do concurso, em 1957, para o projeto urbanístico da Nova Capital. Teve sua forma inspirada pelo sinal daCruz.
O Plano Piloto tem o formato aproximado de uma cruz ou avião. Ele é cortado de Norte a Sul (da ponta de uma asa até a ponta da outra) pelo chamado Eixão, que tem uma função circulatória-tronco,com pistas centrais de alta velocidade. E, de Leste a Oeste (da cabine até a cauda do avião) pelo chamado Eixo Monumental, que recebeu o centro cívico e administrativo.

A solução encontrada parao setor residencial foi a criação das super quadras, projetadas para abrigar os moradores do Distrito Federal. Entre elas, encontram-se quadras comerciais e de serviços, formando um pequeno núcleoauto-sustentável. São essas quadras comerciais que abrigam grande parte dos restaurantes, bares, lojas e prestadores de serviço de Brasília.
  A construção de Brasília obedece aos preceitos da famosaCarta de Atenas, documento redigido pelo arquiteto franco-suíço Le Corbusier na ocasião do Congresso Internacional de Arquitetura Moderna, em 1933.
O documento preconiza o zoneamento seletivo, com umadivisão de áreas segundo quatro funções: habitar, trabalhar, circular e recrear. A área para os prédios do governo não se misturaria, assim, com as áreas de habitação. Foram estes os princípios que...
tracking img