Urbanismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Caracteristicas de Sitio e Linhas de Drenagem

A execução de obras de drenagem constitui-se hoje em uma necessidade e prioridade junto a áreas urbanas e adjacentes; é um métodoeficiente para a garantia da salubridade e integridade urbana, evitando perdas materiais e humanas.
O planejamento urbano envolve fundamentos interdisciplinares, porém, na práticaé realizado dentro de um âmbito mais restrito do conhecimento.

O processo da ocupação do espaço urbano de Santa Tereza não reflete aspectos fundamentais do planejamento, vistoque o Bairro surgiu apartir de um aglomerado populacional que implicou em transtornos e custos ao ambiente.
A medida que o Bairro se urbanizou, os problemas tambem cresceram, como aumento da vazão maxima devido a impermeabilidade e canalização. E o problema tende a crescer com o crescimento da populaçao, visto que com maior numero de pessoas, maior é o lixoe os sedimentos arrastados pelas águas da chuva, que levam a problemas na drenagem pluvial, que por sua vez leva a alagamentos e enchentes.

O Bairro Santa Teresa, na basefisica de seu assentamento, possui poucas áreas planas e muitas encostas. O Bairro tem dois picos, que são as partes mais altas do Bairro e é dilimitado pela Av. Silvio Brandao, Contornoe Andradas, e tambem pelo Ribeirão Arrudas que passa na Andradas.


Através das suas caracteristicas fisicas, para o controle de escoamento das águas da chuva não hádificuldades, visto que as águas correm na direção das delimitações através dos seus relevos. Nas ruas que correm perpendicularmente com as curvas de nivel a drenagem é muito problemáticaporque as ruas são impermeabilizadas para controlar a erosão dos solos, e com isso dificulta o escoamento das aguas pluviais e com isso surgem enchentes e alagamentos.


[pic]
tracking img