Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIFERENÇA ENTRE JUROS SIMPLES E COMPOSTO
O regime de capitalização dos juros pode ser feito em juros simples (crescimento linear dos juros ao longo do tempo), sendo que a taxanão incide sobre o saldo acumulado anterior, apenas sobre o principal. Em suma, os juros tendem a ser constantes;
ou em juros compostos (crescimento exponencial dos juros notempo), ou seja, os juros incidem sobre o saldo acumulado no período anterior.


Justificativa
A matemática financeira trata do estudo do comportamento do dinheiro ao longo dotempo. Sua origem está ligada ao surgimento do crédito e do sistema financeiro. Propõe-se a analisar operações que envolvem entrada e saída de dinheiro, verificadas em períodosdistintos.
Receber uma quantia hoje ou no futuro não é a mesma coisa. Adiar o recebimento de uma quantia por um certo tempo, envolve sacrifício, e esse deve recompensado peladefinição do que chamamos de juros.
Os juros são responsáveis pelo adiamento do consumo, pela formação da poupança e por novos investimentos na economia.

Desenvolvimento

Oregime de capitalização é a forma em que se verifica o crescimento do capital, este pode ser pelo regime de capitalização simples ou composta. O que diferencia um regime decapitalização simples, de um regime de capitalização composta, é o fato deste último, realizar a incorporação dos juros ao capital referente a cada período, como também aos jurosacumulados até o momento, ao contrário do que acontece com a capitalização a juros simples, onde os juros são calculados com aplicação de uma taxa sobre o capital.
No regime de jurossimples, à incorporação dos juros ao capital ocorrem de forma linear, à aplicação desse regime é limitada, restringe-se a operações de curto prazo e geram rendimentos...
tracking img