Urbanismo corbusiano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Urbanismo Corbusiano: pontos positivos e negativos
Laís Magalhães
Lívia Fereira
Arquitetura e Construção do século XX – Professora MarluceWall de CarvalhoVenâncio
Resumo
Este trabalho apresentaa concepção de urbanismo de Le Corbusier assim como a nossa opinião e crítica em relação a este assunto, relacionando também com a cidade em que vivemos. Para isso estudamos os textos “O Caminho dasmulas – o caminho dos homens” e “A ordem”. Também utilizamos os conhecimentos adquiridos em sala de aula durante os debates. Concluímos que podemos utilizar as concepções de Le Corbusier e outrosurbanistas, porém adequando-as à nossa realidade.
Abstract
This paper presents the design of Le Corbusier's urbanism as well as our opinion and criticism on this issue, also relating to the city wherewe live. For this study the texts "The Way of the mules - the path of men" and "order". We also use the knowledge gained in the classroom during the debates. We conclude that we can use the ideas of LeCorbusier and other planners, but adapting them to our reality.
Palavras-chave: Urbanismo. Le Corbusier.

Introdução
O trabalho aqui apresentado trata do urbanismo segundo as idéias de LeCorbusier, porém apontando contrapontos as suas teorias. Além disso, relacionando tal tema com a cidade de São Luís.
A finalidade deste artigo é apresentar o que Corbusier considera relevante para ourbanismo e também criticar o que não consideramos eficaz para nossa realidade. O método que adotamos foi a leitura dos textos com uma visão crítica em relação ao tema abordado. Além disso, tomamos comobase algumas discussões em sala de aula.
Ao tratar do assunto correlacionamos com a atual situação da nossa cidade. Alguns pontos foram destaque por serem de extrema importância para promover soluçõespara patologias do meio urbano aqui exposto.
1. Caminhos
Segundo Le Corbusier o planejamento das cidades deve ser feito através da razão, do planejamento e da experiência, ou seja, pelo...
tracking img