Reino animal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1 Introdução
Estima-se que hoje existam mais de dois milhões de organismos vivos presentes na biosfera terrestre, vivendo nos mais diversos ambientes. Porém, este número representa apenas um por cento de toda a biodiversidade que já existiu na Terra, sendo alguns conhecidos sob a forma de fósseis.
Através da evolução do homem, da mais remota época do paleolítico aos dias atuais, este sentiu anecessidade de denominar as espécies animais e vegetais, dos quais retirava alimentos, remédios, matéria-prima para fabricação de armas, utensílios gerais e ferramentas agrícolas, devido à necessidade de transmitir conhecimentos e experiências adquiridas aos seus descendentes. “O documento zoológico mais antigo que se tem notícia, é um trabalho grego de medicina, do século V a.C., que continhauma classificação simples dos animais comestíveis, principalmente peixes.” (ARAÚJO & BOSSOLAN, 2006).
O entendimento da diversidade de fauna e flora encerra-se no que se compreende por biodiversidade. Termo este que recebe definição tão ampla quando a biologia, entretanto, significa, simplificadamente, a “variedade de vida”. E entre tantas tentativas de conceitualizá-lo, surgiram três divisões:diversidade genética, diversidade taxonômica e diversidade de ecossistema.
A taxonomia então, que nada mais é do que a classificação dos reinos dos seres vivos e das características dos animais, é utilizada em diferentes meios como museus, parques botânicos, zoológicos e outras entidades e instituições de pesquisas biológicas como ferramenta de trabalho.
A denominação, classificação ecatalogação dos organismos vivos, nasceu então com a impossibilidade do homem de reconhecer a vasta gama de seres vivos sem qualificá-los ou pô-los em ordem, para então poder facilitar a identificação e posterior uso dos mesmos.
1.2 Classificação dos Seres Vivos
Inicialmente, com base no modo de vida, direção da evolução e tipo da organização de seu corpo, os seres vivos foram divididos em dois grandesreinos: Animal e Vegetal. Mais tarde, como o desenvolvimento do microscópio, entre outras técnicas, tornou-se óbvio que muitos organismos não se encaixavam em nenhum desses reinos, por exemplo uma bactéria, que é um organismo unicelular, desprovido de envoltório nuclear e de estruturas membranosas intracelulares como retículo endoplasmático, mitocôndrias, cloroplastos e complexo de Golgi. Essasdiferenças que a distingue dos demais organismos é bem mais fundamental que as diferenças entre animais e vegetais. (ARAÚJO & BOSSOLAN, 2006).
Posteriormente, após muita discussão e pesquisa, chegou-se no modelo de organização atual dividindo os organismos vivos em cinco reinos propostos pelo cientista Whittaker (1969): um procariótico, o reino Monera (bactérias e cianofíceas) e outros quatroeucariótico, o reino Protozoa (algas azuis e protozoários) também considerado como a base evolutiva para os outros três, o reino Plantae (algas multicelulares e plantas superiores), o reino Fungi (fungos em geral) e o reino Animmalia (engloba desde esponjas até cordados), este último é o foco deste estudo.
A nomenclatura dos organismos vivos foi elaborada e proposta pelo médico e botânico sueco CarlVon Linné (ou Lineu, como é vulgarmente conhecido) em seu livro Systema Naturae, a partir do sistema binomial, ou seja, dois nome, onde o primeiro nome designa o gênero do indivíduo, sempre com a primeira letra maiúscula e de origem do latim; o segundo nome também tem origem no latim mas este caracteriza a espécie e é escrito em minúsculo. A nomenclatura de Lineu foi firmadas posteriormente, no ICongresso Internacional de Nomenclatura Científica, em 1898.
Embora a ciência e a nomenclatura dos seres vivos tenha sofrido muitas mudanças, esta ainda se baseia na classificação natural proposta por Lineu. Hoje, a partir de Lineu, faz-se uso das Categorias Taxonômicas, ou seja, uma classificação de um indivíduo desde sua espécie até o reino a qual pertence. Indivíduos de mesma espécies, são...
tracking img