Universidades corporativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADES CORPORATIVAS: O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM? OTRANTO, Celia Regina – UFRRJ – celiaotranto@terra.com.br GT: Política de Educação Superior / n.11 Agência Financiadora: Sem Financiamento

Recebi, há algum tempo atrás, o convite de uma multinacional para montar uma universidade corporativa, em convênio com a universidade pública à qual estou vinculada. A solicitação me veio porintermédio de um dos assessores da reitoria de minha universidade de origem e, confesso, pegou-me de surpresa. Apesar de ser pesquisadora da área de política da educação superior, não sabia exatamente o que era uma universidade corporativa.

Procurei, então, esclarecimento sobre o assunto em livros, artigos e em sites na internet. Após obter as informações necessárias, recusei o convite e,conseqüentemente, um acréscimo considerável na minha remuneração mensal. Os dados que consegui levantar e os motivos de minha recusa encontram-se neste trabalho, que tem por objetivo divulgar a pesquisa desenvolvida a respeito das universidades corporativas, e esclarecer aos professores-pesquisadores quais são os fundamentos deste tipo de educação superior que vem se multiplicando no Brasil e no mundo e, cadavez mais, buscando parceria com nossas universidades acadêmicas. Com isso, acredito estar contribuindo para aprofundar estudos a respeito das novas formas de educação superior que vêm sendo implantadas em nosso país e, conseqüentemente, subsidiando algumas discussões a respeito do tema, no Grupo de Trabalho de Política da Educação Superior da ANPEd.

O que é uma universidade corporativa

Meupasso inicial foi procurar saber exatamente o que era uma universidade corporativa. A primeira constatação a que cheguei, deixou-me ainda mais intrigada: a universidade corporativa não é uma universidade, e sim a nova denominação dos chamados Centros de Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos de grandes empresas. Mas, se não é uma universidade, porque é chamada como tal? O termo é atribuídoa Jeanne Meister, presidente da Corporate University Xchage, empresa americana de consultoria em educação corporativa. Meister, citada por todos os autores que tive oportunidade de consultar, define desta forma universidade corporativa:

2

É um guarda-chuva estratégico para o desenvolvimento e a educação de funcionários, clientes e fornecedores, buscando otimizar as estratégiasorganizacionais, além de um laboratório de aprendizagem para a organização de um pólo permanente (Meister, 1999, p.8).

Para Meister (op.cit.), o conhecimento e as qualificações das pessoas “só são adequadas durante um período, que pode ir de 12 a 18 meses, depois do qual precisamos reabastecê-las para competir na economia global do conhecimento” (p.8). A autora defende, então, a interferência direta dasempresas nas instituições educacionais formais, com o intuito de impor conteúdos e práticas mais conectadas às necessidades do mercado que, segundo ela, exigem atualização constante dos conhecimentos. Afirma que as empresas mais bem sucedidas trouxeram a escola para dentro delas, em vez de esperar que essas instituições educativas tornassem seus currículos mais relevantes para as necessidadesempresariais. Para ela, “o diferencial decisivo de competitividade reside no nível de capacitação (...) de seus funcionários, fornecedores principais, clientes, e até mesmo membros das comunidades onde atuam” (p.15).

Como se pode notar, a principal orientadora das universidades corporativas defende que as empresas interfiram diretamente nos currículos das instituições educacionais, que deverão formarseus alunos para atender ao mercado. Faz críticas severas às universidades acadêmicas, mas, por outro lado, afirma que a chave do sucesso das empresas está na educação e a importância de se trazer a escola para dentro das empresas.

Quanto ao fato de assumir a denominação de universidade sem ser uma instituição acadêmica com as características inerentes ao nome, ou seja, instituição...
tracking img