Personalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- PERSONALIDADE







1.1 Definição.







Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de cada um. E possui diferentes significados. Personalidade é uma organização interna, é dinâmica e não imutável, um conceito relacionado da pessoa com mundo e semprese mostra em padrões, através de características recorrentes e consistentes e expressa-se através de diferentes maneiras, são particularidades pessoais duradouras e relevantes para o comportamento , é influenciada pela cultura. Os traços de personalidade são relativamente estáveis ao tempo, e as diferenças interpessoais são variações freqüentes e normais.

Segundo Freud (Sigmund Freud,médico austríaco e fundador da psicanálise. Nossa personalidade é dividida em três instancias: Id, Ego e Super ego. O Id é a instancia que busca o prazer, a satisfação sem medidas. O Superego prima pelas morais e bons costumes, pelas regras. O Ego controla tudo, e elabora uma forma de satisfazer o Id sem ultrapassar as normas do Super ego.

[pic]

Tirinha tirada do “blog papo demuié”.




1.2 A formação.







A formação da personalidade é um processo gradual, complexo e único a cada pessoa. O termo é usado com o sentido de ”conjunto de características marcantes de um individuo”.

A formação da personalidade humana ocorre a partir do momento da fecundação e através do processo de socialização, com base nos impulsos biológicos eculturais se interagem. Esse processo começa na primeira infância, e é necessário frisar que nem tudo acontece nesta fase é extremamente importante pra compreender que dura a vida inteira, o mesmo acontece com os elementos formadores da personalidade e comportamento dos seres humanos, eles acompanham as pessoas por toda a vida, atravessam todas as fases do desenvolvimento pessoal.1.3 Os tipos de personalidade:







Abaixo, os tipos de personalidade definidos e denominados como Eneagrama. O Eneagrama é um sistema preciso e profundo que descreve nove padrões de comportamento e seus diferentes níveis de consciência.

O Perfeccionista

Este tipo tem um grande objetivo na vida: não errar. É fixado na ordem e na perfeição. Dificilmente operfeccionista vai relaxar seu alto grau de exigência com relação a ele mesmo e aos outros o faz permanecer em constante estado de alerta. Este individuo tem um caráter inabalável e é guiado pelo pensamento correto e pela ética. É muito comum sentir- se superior e no direito de censurar os outros. Seu Vicio emocional é a RAIVA.

O Prestativo

Pessoas com esta personalidadeconcentram-se nas necessidades dos outros, o que não quer dizer que toda essa ação é completamente desinteressada, mesmo que venha sob a forma de aprovação e afeto. Serem amadas e admiradas é questão fundamental para esses indivíduos. Para isso dão apoio, agradam, são amigas e prestativas, tem facilidade extrema para atrair pessoas para próximo de si, possuem excelente poder de relacionamento. Têm umacoleção de “eus”, que os mostra de acordo com a pessoa que se relaciona. Possuem dificuldades para tomar decisões, e não gostam de assumir lideranças, neste caso se apóiam em pessoas que as têm. Seu vicio emocional é o ORGULHO.

O Bem - sucedido

Não existe outro tipo de pessoa mais dedicada ao trabalho do que esta. São centradas na ação ou planejamento e visam reconhecimento.Geralmente esse tipo de individuo, reprime o seu desejo por relacionamentos de maneira que possam sustentar uma relação harmoniosa com o mundo. O espírito competitivo faz do “bem- sucedido” um líder eficiente. Pois busca sempre ser o primeiro, liderar e aparecer. É organizado e competente. Este individuo em aparência confunde o seu “verdadeiro eu” com a identidade profissional e pode perder de vista...
tracking img