Universidade corporativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 80 (19898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| | | |







INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta a Universidade Corporativa como uma estratégia de desenvolvimento de Recursos Humanos, buscando demonstrar uma linha de raciocínio que explique o seu fenômeno e responder as seguintes questões: Qual o conceito de Universidade Corporativa? Por quê a Universidade Corporativa cresce aceleradamente? Que serventia tem a UniversidadeCorporativa às empresas? A Universidade Corporativa é uma Estratégia de Desenvolvimento de Recursos Humanos?


Baseando-se na literatura específica sobre o tema, o primeiro capítulo apresenta os fundamentos da área de Recursos Humanos, abordagem necessária para entender a Universidade Corporativa como uma Estratégia de Recursos Humanos, durante o decorrer do trabalho.


Nosegundo capítulo apresenta-se a evolução do seu conceito e surgimento, as comparações das Universidades Corporativas x Universidades Tradicionais, bem como o impacto da Universidade Corporativa em relação ao Treinamento & Desenvolvimento dos funcionários de qualquer organização. Ainda neste capítulo, abordam-se quais ferramentas são utilizadas no contexto de uma Universidade Corporativa, exemplos deUniversidades Corporativas no Brasil e também como a Universidade Corporativa se comporta como instrumento de competição.


No terceiro capítulo ampliam-se os horizontes deste trabalho, sai-se da literatura específica sobre Universidade Corporativa no mundo atual, buscando explicar como funciona o mundo das empresas e as transformações que vêm ocorrendo neste cenário, relatando o realobjetivo das organizações ao serem socialmente responsáveis pela disseminação da Universidade Corporativa como uma Estratégia de Desenvolvimento de Recursos Humanos. Este estudo foi realizado por meio de pesquisas via Internet, e a escolha desta ferramenta de análise se deu em virtude da percepção relacionada ao fato de que se as informações fossem verificadas nas próprias Organizações, poderiam sercontaminadas diante do tema principal; Universidade Corporativa como uma Estratégia de Desenvolvimento de Recursos Humanos, ou seja, as Organizações fariam o possível para demonstrar este fato acima como algo verídico. O intuito deste instrumento seria verificar e compreender o estudo sem contaminação e influência das Corporações. Ainda neste capítulo serão demonstradas as análises, pontospositivos e até mesmo negativos da Universidade Corporativa nos casos estudados quando comparado à teoria e estudo feito anteriormente, além das respostas aos questionamentos levantados.


E por fim, no capítulo quatro apresenta-se uma breve discussão dos casos analisados baseada no entendimento do tema abordado e estudado.CAPÍTULO 1


FUNDAMENTOS DE RECURSOS HUMANOS


1.1 Conceituação


A área de Recursos Humanos marca mais presença como uma função voltada para pessoas do que para negócios. A filosofia de Recursos Humanos centra-se na análise da organização apresentando uma política mutável e dependente de fatores como reações do mercado, influência do estado e estabilidadepolítica, econômica e social do país. (Chiavenato, 1998, pg 143)


O departamento de Recursos Humanos apresenta como objetivo principal tornar-se um efetivo instrumento de integração organizacional, buscando a direção de uma agência prestadora de serviços especializados para toda a organização. Além destes, seu propósito é dar assistência aos funcionários na consecução e alcance de suas metasindividuais e metas da equipe.


Recursos Humanos integra e assimila informações sobre os negócios da organização, de prever que implicações sobre as informações dos negócios e os seus impactos causam nas pessoas e de formular e gerar soluções organizacionais e de pessoas que aumentem as probabilidades de alcançar as necessidades dos clientes. (Chiavenato, 1998, pg 146)


Ao...
tracking img