Universidade como alicerce do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade como Alicerce do conhecimento
Fazer Universidade: Uma proposta metodológica
Cipriano Carlos Luckesi [ET.al.] - 12.ed. – São Paulo:
Cortez,2001 (Cap IIUniversidade – Criação e produção de conhecimento)

O capitulo Universidade – criação e produção de conhecimento de Luckesi, traz uma abordagem simples e objetiva sobre o principio daUniversidade como conhecemos. O inicio do capitulo retrata a visão do autor sobre o sistema educacional como um templo de conhecimento que deve guiar o aluno através das etapas parase construir um profissional capaz de formular perguntas e obter respostas, não apenas de repetir informações prontas e já digeridas, para formar indivíduos aptos a desenvolverpesquisas e cultivar a reflexão critica.
Para se chegar até essa questão, é necessário compreender o conceito de universidade através da historia, e o autor nos expõe em algumaslições da história geral da universidade, que transita pelo cenário da Antiguidade Clássica (leia-se Grécia e Roma) em que já despontavam escolas tidas de alto nível, para formarespecialistas em medicina, filosofia, retórica e direito. Esses discípulos reuniam em torno de seus mestres e ali obtinham o conhecimento necessário para exercer suas respectivasprofissões.Passamos então pela Idade Média que propriamente nasce a universidade, onde se cultiva o hábito das discussões abertas e debates públicos pelos alunos, supervisionados eorientados pelos seus professores.E essa metodologia utilizada ainda no contexto contemporâneo aguça nos estudantes do desejo de pesquisar a fundo um determinado tema, para terargumentos sólidos para debater e em suas aulas.
A universidade no Brasil segue os modelos europeus até a década de 30, onde incia-se reformas para transformar o ensino superior.
tracking img