Sensoriamento remoto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Senai/ Técnico em Edificações- Manhã turma B


















Sensoriamento Remoto












Carolina Faust
Cassiano Barreto
Evelyn Juliana Augusto
Igor Cortes Pedroso
Jhullyan Walter Segatta
Katlin Priscila
Lucas Ferreira Lopes
Matheus Hans









Curitiba/Agosto
Sumário
Introdução
O que é sensoriamento remoto
HistóricoPrincípios Físicos
Tipos de sensoriamento remoto
Classificação de imagens
Composição colorida
Geoprocessamento
Imagem digital
Aplicações diversas
Sensoriamento Remoto na Construção
Níveis de aquisição de dados
Conclusão
Referencias





































Introdução
No presente trabalho, será apresentado os conceitos se sensoriamentoremoto. Partiremos de assuntos históricos relacionados ao sensoriamento remoto, de sua funcionalidade e importância para diversos setores da sociedade, como agricultura, urbanismo e etc. Também será apresentado, como que o mecanismo funciona, desde como é receptada a imagem até a sua seleção.















































O que éSensoriamento Remoto
Sensoriamento remoto é uma tecnologia de obtenção de imagens e dados da superficie terretre através da capitação e registro da energia emitida, sem ser necessario o contato entro o sensor e a superficie estudada (por isso é chamado de remoto).
Para conseguir capitar essa energia, são seus sensores óptico-eletrônico, que funcionam como uma máquina fotográfica que tirasse fotoda superficie terrestre, só que mais sofisticado.
As cameras normais captam apenas especto de luz visível (ondas longas) já no sensoriamento remoto, seus sensores conseguem captar outras bandas (como o infravermelho, que é muito importante para estudos da vegetação).
Depois das fotos tiradas, estas serão estudadas, tranformadas em mapas ou constituirão um banco de dados georreferenciados,caracterizando o chamado Geoprocessamento.









































Histórico
O sensoriamento remoto teve inicio junto com a invenção da camera fotográfica, único instrumento utilizado até hoje na obtenção de fotografias aéreas.
Uma das primeiras utilizações do sensoriamento remoto, foi na área militar. Para isto foi desenvolvido umacâmera um pouco mais leve. Tais cameras eram acopladas ao peito de pombos, para que sobrevoassem áreas inimigas, com disparos sequenciais no trajeto do voô. As fotos obtidas serviam de material informatio para o reconhecimento da posição e infraestrutura rivais.
Com o tempo, os pombos foram substituídos por balões sem tripulantes. Eram levantados a uma certa altura preso por cordas, várias câmerasera presas no balão. Após a tomada das fotos o balão era puxado e suas fotos reveladas.
Por volta dos anos 60 surgiram aviões para o transporte das cameras.
A grande revolução neste processo foi no início da década de 70, com o lançamento dos satélites de recursos naturais terrestres. Embora exijam um grande investimento e muita energia no lançamento, quando está em órbita, por não haverresistência do ar e gravidade, o gasto de energia é mínimo. Estes aparelhos executam um processo contínuo de captura de imagens da superfície terrestre.




































Principios Fisicos

A transferencia de dados do objeto para o sensor é feita através de energia eletragnética. São fundamentais três elementos para o funcionamento de umsistema de sensoriamento remoto: objeto de estudo, radiação eletromagnética e um sensor.
A energia eletromagnética é a energia transportada na forma de ondas eletromagnéticas, não necessitando de um meio físico para se propagar. É através dela que a informação é transmitida de um objeto ao sensor.
As ondas não apenas captam as informações pertinentes às principais características das...
tracking img