Karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES

Compreensão do texto
1. Que relação Marx estabelece entre trabalho e valor
Karl Marx estabelece a relação entre trabalho e valor, definindo inicialmente trabalho. Para esse pensador, trabalho pode ser definido como todo dispêndio de energia do homem utilizado para transformar coisas mortas em coisas de valor, ou mercadorias. Neste aspecto, Marx atribui a idéia de ressurreiçãoao trabalho, pois este é capaz de transformar coisas que antes não possuíam valor por produtos que podem ser facilmente comercializados, isto é, com valor..
Neste sentido, observou Marx: De um lado, todo trabalho é um dispêndio de força de trabalho humana, no sentido fisiológico, e é nessa qualidade, de trabalho humano igual, ou abstrato, que ele constitui o valor das mercadorias.

2. O quevocê entende por mais-valia?
A mais-valia pode ser compreendida, segundo Marx, como o excedente de produção que o trabalhador deixa para o detentor dos meios de produção, sem que este seja remunerado por tal. Por exemplo, um trabalhador que possui uma jornada de trabalho de 4 horas em média, ao produzir sapatos para a empresa em número maior que o seu turno de trabalho acaba por aquinhoar osdetentores dos meios de produção de lucro, pois estes não pagam aos mesmos pelo tempo excedido na produção.

3. O que é modo de produção? Qual a sua importância para a análise que Marx faz das sociedades?
Marx define modo de produção como a forma como as sociedades transformam matérias sem vida em coisas úteis, que se configuram em mercadorias com algum valor. Para o autor, a importância de seconhecer estava relacionada à indicação de desenvolvimento das sociedades, uma vez que, para o mesmo, aquelas sociedades que possuem modos de produções mais especializados encontram-se em um estágio de maior desenvolvimento que outras.

4. O que Marx entende por alienação?
Marx compreende que existem dois tipos de alienação: a política e a material. Ao estabelecer tais definições, Marxobserva que a alienação política só pode ser superada a partir da práxis política dos trabalhadores, isto é, com o desenvolvimento de ações políticas com objetivo de transformar sua realidade inclusive a participativa, pois o autor possui ressalvas em relação às propostas de participação política via sufrágio, por exemplo, creditando a esta uma dominação da classe burguesa sobre os trabalhadores.Neste contexto, enuncia a famosa expressão: “Trabalhadores do mundo inteiro, uni-vos”.
No tocante à alienação material, esta está relacionada à perda dos meios materiais e subsistenciais pelos trabalhadores para a burguesia. Em outras palavras, consiste exatamente na expropriação dos meios de produção dos trabalhadores, condicionando-os a meros vendedores de sua força de trabalho assalariado.Interpretação, problematização e pesquisa
5. Leia o texto e responda às questões.
a) Que classes sociais Marx identifica ao longo da história?
Classe proletária e classe burguesa/capitalista.

b) Como são as relações entre elas?
Marx identifica, basicamente, duas classes sociais antagônicas. De um lado, os proletariados, expropriados e alienados dos meios de produção, necessitandovender suas forças de trabalho para atingir a subsistência de suas famílias. De outro, os burgueses, capitalistas que detinham os meios de produção, que monopolizavam a engenharia política e que construíam leis com o objetivo de legitimar as ações de exploração da força de trabalho proletária, consolidando a manutenção de seu status quo.

c) Como se dão, segundo Marx, as transformações em umasociedade?
As transformações em sociedade para Marx não são obra da passividade dos atores sociais antagônicos que existe na mesma. Neste sentido, Marx defende a tese de que o antagonismo entre as classes possibilita transformações sociais, haja vista existir no tecido social um conjunto de transformações que precisam ser empreendidas, principalmente no tocante à melhoria de vida das classes menos...
tracking img