Unisul virtual - filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Entre os períodos Pré-socrático e Clássico da história da filosofia, observamos dois grandes pensadores responsáveis por transformar a mentalidade e a reflexão dos seus contemporâneos e também da posteridade. Levando em consideração a importância desses pensadores, faça uma pesquisa sobre o filósofo pré-socrático Heráclito de Éfeso e sobre o Filósofo Aristóteles. Desenvolva um texto, de 20 a30 linhas, no qual você deverá atender aos seguintes objetivos:

a. Identificar a principal tese de Heráclito; (1,5 pontos)
b. Caracterizar a importância da filosofia de Aristóteles para o ocidente; (1,5 pontos)

Elabore um texto com cinco parágrafos.

- No primeiro e segundo parágrafos apresente a descoberta da filosofia pré-socrática abordando entre outros a tese de Heráclito eParmênides;
- No terceiro e quarto parágrafos, apresente o desenvolvimento da filosofia aristotélica abordando o raciocínio lógico para a filosofia;
- No quinto parágrafo, apresente uma conclusão relacionando a descoberta da racionalidade com o raciocínio lógico na história do pensamento ocidental.

A linguagem utilizada deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta. Cite as fontes da pesquisa(acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://www.unisul.br/content/site/biblioteca/apresentacaografica.cfm) e veja como realizar citações e referências.

2. Ao longo da história da filosofia, podemos constatar inúmeras correntes de pensamento construídas para ajudar a humanidade a compreender melhor a sua existência e o mundo em que vivemos. A corrente filosóficafenomenológica tem por objetivo estudar os fenômenos ou um conjunto de fenômenos que se manifestam ou aparecem aos sentidos ou à consciência. Desse modo, faça uma pesquisa sobre a corrente filosófica “Fenomenologia” e sobre a vida e obra de seus principais expoentes. Em seguida elabore uma análise crítica, levando em consideração o item abaixo:

- A teoria defendida pela corrente Fenomenológica e apossibilidade de utilizá-la na atualidade;

Sugestão de fonte para realizar a pesquisa: site http://www.mundodosfilosofos.com.br/

Sua análise deve ser desenvolvida em uma dissertação de 15 a 20 linhas. (3,0 pontos)

A linguagem utilizada deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta. Cite as fontes da pesquisa (acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul:http://www.unisul.br/content/site/biblioteca/apresentacaografica.cfm) e veja como realizar citações e referências.

3. Faça uma pesquisa na internet sobre os assuntos a seguir. Para cada assunto, procure um texto diferente.

- Questões do conhecimento no pensamento moderno e contemporâneo;
- Qual a diferença entre Ética e Moral?


Procure pesquisar nas seguintes fontes de busca, mas lembramosque você tem autonomia para fazer as pesquisas em outras fontes:

- http://www.scielo.br/
- http://www.dominiopublico.gov.br/
- HTTP://www.filosofos.com.br/

Após selecionar os textos/artigos sobre os assuntos indicados, salve-os em seu computador. Faça a leitura e uma sinopse logo após o título do artigo, de no máximo 10 linhas sobre cada um deles. (4,0 pontos)

Resposta: inserir nesteespaço a referência do texto pesquisado e a sinopse que você elaborou.

*A linguagem utilizada deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta. Cite as fontes da pesquisa (acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://www.unisul.br/content/site/biblioteca/apresentacaografica.cfm) e veja como realizar citações e referências.


Resposta da questão 1

AFilosofia, até chegar nos moldes atuais, percorreu um grande processo de amadurecimento que teve início com Tales de Mileto num longínquo período compreendido entre os anos de 624-546 a.C. Este período é reconhecido como o “nascimento” da filosofia pois, foi nele, que Tales, e os filósofos contemporâneos e posteriores a ele, começaram a questionar os mitos, as convenções, as regras que definiam o...
tracking img