Unip

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Unidade I

SISTEMAS PARA INTERNET E SOFTWARE LIVRE

Prof. Emanuel Matos

Sumário – Unidade I
Principais tecnologias da rede digital  Computação cliente/servidor  Comutação de pacotes  TCP/IP  Sistemas de informação  Estratégias de processamento  Ambiente de computação

Computação cliente/servidor

Cliente local

Cliente web

Servidor

Computação cliente/servidor –Definição
 A computação cliente/servidor é um modelo de computação distribuída em que uma parcela do poder de processamento fica dentro de pequenos e baratos computadores-clientes.  A computação cliente/servidor vem substituindo em grande medida a computação centralizada em mainframes.

Computação cliente/servidor – Local e Internet – Visão hardware
 Os computadores que disponibilizam informaçõesfuncionam como servidores que podem ser acessados por outro computador-cliente ligado à Internet.

Cliente Local

Cliente WEB

Servidor

Computação cliente/servidor – Local e Internet – Visão software
 Algumas vezes, o software é dividido em mais partes, separadas mas interdependentes, chamadas de cliente/servidor.  O software servidor é responsável pelo armazenamento e gestão dosdados.  Tanto o cliente como o servidor podem efetuar qualquer outro processamento necessário.

Computação cliente/servidor – Benefícios
Benefícios:  diferentes partes do software são construídas e modificadas independentemente;  permite que o software servidor seja construído para atender a múltiplos aplicativos;  permite que diferentes partes do software sejam rodadas em computadoresdiferentes.

Computação cliente servidor – Exemplo
 A Internet é um grande exemplo de utilização de cliente/servidor.

Redes comutadas

Redes de comutação de circuitos Redes comutadas Redes de comutação de pacotes Redes de comutação de mensagens

Redes comutadas
Uma rede comutada é formada por uma série de nós interligados, denominados comutadores. Tradicionalmente, existem três métodosimportantes de comutação:  comutação de circuitos;  comutação de pacotes;  comutação de mensagens. Trataremos da comutação de pacotes.

Comutação de pacotes – Definição
 A comutação de pacotes é um método que consiste em fragmentar mensagens digitais em pequenos pacotes, enviar esses pacotes por vias de comunicação diferentes à medida que eles são disponibilizados e, depois, remontá-los edepois remontá los quando tiverem chegado ao seu destino.

Comutação de pacotes – Características
 Torna o uso da capacidade de comunicação da rede muito mais eficiente.  As mensagens são fragmentadas em pequenos feixes de dados de tamanho fixo chamados de “pacotes”. O tamanho dos pacotes varia muito, dependendo do padrão de comunicação em uso. Os pacotes incluem informações que servem paradirigi-los ao endereço correto e verificar erros de transmissão juntamente com os dados.

Comutação de pacotes – Exemplo

Comutação de pacotes – Como funciona
 Os dados são recolhidos de muitos usuários, divididos em pequenos pacotes e transmitidos via vários canais de comunicação.  Cada pacote trafega independentemente pela rede.  Pacotes de dados originários de uma fonte podem serroteados por trajetos diferentes da rede antes de serem remontados como a mensagem original ao chegarem ao seu destino.

Comutação de pacotes – Operação
 A comutação de pacotes não exige um circuito dedicado, mas pode fazer uso de qualquer capacidade ociosa disponível.  Se alguma linha estiver inoperante ou ocupada demais, os pacotes podem ser enviados por qualquer linha disponível de maneira aalcançar o ponto de destino.

Interatividade
Em que consiste a comutação de pacotes? a) Na aglutinação de mensagens. b) Na desfragmentação de mensagens. c) Na fragmentação de mensagens. d) Em comprimir mensagens. e) Na interpretação cognitiva.

TCP/IP e conectividade
 O TCP/IP usa um conjunto de protocolos, sendo os principais deles o TCP e o IP.  TCP significa Transmission Control...
tracking img