Unidade didactica de voleibol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DO CERCO

ANO LECTIVO 2011/2012

UNIDADE DIDÁTICA

Voleibol

8º ANO

3 De Outubro 2011

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DO CERCO

ANO LECTIVO 2011/2012

UNIDADE DIDÁTICA

Voleibol

Estágio pedagógico do 2º ciclo de estudos em educação física nos ensinos básico e secundário (mestrado)

Supervisora de Estágio: Professora Doutora Ana Paula BritoOrientador de Estágio: Dr. Arménio Cordeiro

Aluno Estagiário: Diogo Ferreira nº18457

3 De Outubro 2011

Índice
INTRODUÇÃO 4
1. Análise da modalidade desportiva 6
1.1. Cultura Desportiva 6
1.1.1. História e Evolução 6
1.1.1.1. A História do Voleibol em Portugal 8
1.1.1.2. O Voleibol actual 10
1.1.1.3. Datas importantes 10
2. ANÁLISE DO ENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM 12
2.1.RecursosTemporais 12
2.2. Recursos Espaciais 13
2.3. Recursos Humanos 13
2.4. Recursos Materiais 13
3.ANÁLISE DOS ALUNOS 14
Caracterização da Turma 14
4. EXTENSÃO E SEQUÊNCIA DOS CONTEÚDOS 16
4.1. Justificação da Unidade Didáctica 17
5. CONFIGURAÇÃO DA AVALIAÇÃO 23
5.1 Avaliação Diagnóstica 23
5.2. Avaliação Sumativa 25
6. PROGRESSÕES DE ENSINO E TAREFAS DE APRENDIZAGEM 27
Grelha de EXTENSÃO ESEQUÊNCIA DOS CONTEÚDOS (Grelha de VickerS) 37
CONSIDERAÇÕES FINAIS 38
BIBLIOGRAFIA 39

INTRODUÇÃO

O Voleibol, tal como todos os outros Jogos Desportivos Colectivos, contribui para a formação e desenvolvimento global dos alunos. Por um lado, faz apelo às mais variadas capacidades físicas, nomeadamente, força, velocidade, flexibilidade, coordenação, agilidade.
Assim como em todos osDesportos Colectivos, o Voleibol possibilita que se desenvolvam as capacidades intelectuais, pois tem uma técnica e táctica que lhe são características e que a todo o momento estimulam os alunos a reagir e procurar respostas consoante as situações com que se deparam no decorrer do jogo. Possibilita ainda, que se fomente o espírito de grupo, cooperação, inter-ajuda, comunicação e bom ambiente relacionalno seio da turma, uma vez que existe interacção entre os alunos.
Esta modalidade possibilita a participação dos jogadores com idades e morfologias diferentes devido à sua ausência de contacto directo. A impossibilidade de agarrar a bola solícita a participação intensa das capacidades coordenativas e condicionais devido ao facto da queda da bola no solo implicar ruptura do jogo.
O Voleibolcoloca exigências no controlo do movimento e a procura da perfeição é uma constante pois certas incorrecções técnicas são punidas (exemplo: executar um bloco com a cabeça é uma incorrecção técnica, contudo não é punível; na execução do bloco, o toque na rede leva a uma punição).
A presente estrutura de Unidade Didáctica foi elaborada no âmbito do Estágio Pedagógico, no Agrupamento de Escolasdo Cerco, com o objectivo de auxiliar na organização do processo do ensino e da aprendizagem da modalidade de Voleibol para a turma do 8ºA.

Esta Unidade Didáctica foi construída com base na planificação do Grupo de Educação Física, respeitando o Modelo de Estruturas do Conhecimento proposto por Vickers.

A selecção dos conteúdos foi feita de acordo com o programa do Ministério daEducação, atendendo aos espaços disponíveis, material existente, bem como ao Planeamento Anual para o oitavo ano de escolaridade.

Assim, vai ser leccionada durante o primeiro período. Será importante referir que apesar desta proposta ter sido concebida com base na avaliação diagnóstica realizada na primeira aula, poderá sofrer ajustamentos atendendo à evolução dos alunos, no sentido depermitir um maior sucesso no processo ensino – aprendizagem.
Após realizarmos a avaliação diagnóstica, estabelecemos os conteúdos a abordar e os objectivos que consideramos possíveis de serem atingidos pelos alunos, seguido da estipulação da sequência dos conteúdos.
Em síntese, podemos dizer que o ensino do voleibol é justificado por diversos aspectos.
Os seus elementos técnicos e...
tracking img