Unidade de armazenamento do computador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.Introdução
Veremos adiante,a evolução dos dispositivos de armazenamento sendo expressa, bem como o detalhamento de cada um deles. Também acompanharemos o que há de mais recente na tecnologia computacional, voltado para o tema em questão.
2.Unidades de Armazenamento
As Unidades de Armazenamento são utilizadas para o armazenamento e recuperação de informações que não podem ser perdidas, tantoinformações necessárias ao computador como utilizadas pelo Operador, assim como textos, planilhas, fotos, informações geradas por aplicativos, etc. Os sistemas de informática podem armazenar os dados, tanto interna (na memória) como externamente (nos dispositivos de armazenamento).
Os dispositivos de armazenamento externos, que podem residir fisicamente dentro da unidade de processamentoprincipal do computador, estão fora da placa de circuitos principal. Estes dispositivos armazenam os dados em forma de cargas sobre um meio magneticamente sensível (são os discos magnéticos). Já a tecnologia ótica, permite capacidades de armazenamento da ordem de várias centenas de megabytes de dados através de uma luz laser.
Os dados são representados na forma de Bytes. Os bytes são armazenados em meiosóticos e magnéticos sob a forma de arquivos. Arquivo é um conjunto de dados armazenados identificados por um nome de arquivo.
3.Discos Magnéticos
Discos magnéticos são dispositivos para armazenamento de dados (que independem de alimentação de energia e permanecem gravados após ser desligado o computador, mas que podem, a critério do usuário, ser apagados ou alterados). Ele incorpora eletrônicade controle, motor para girar o disco, cabeças de leitura / gravação e o mecanismo para o posicionamento das cabeças, que são móveis. Os discos propriamente ditos são superfícies de formato circular, compostos de finos discos de alumínio ou vidro, revestidas de material magnetizável em ambas as faces.

Alguns exemplos de discos magnéticos são: O HD, Disquetes, Zip Drivers e as fitas magnéticas.3.1 Disco Rígido
A)Definição e Evolução
O disco rígido ou HD (Hard Disk), winchester (termo em desuso), “memória de massa” ou ainda de memória secundária, é o dispositivo de armazenamento de dados mais usado nos computadores. Nele, é possível guardar não só seus arquivos como também todos os dados do seu sistema operacional, sem o qual você não conseguiria utilizar o computador.
O HD não é umdispositivo novo, mas sim uma tecnologia que evoluiu com o passar do tempo. Trata-se de uma memória não volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerado o principal meio de armazenamento de dados em massa. Nos sistemas operativos mais recentes, ele é também utilizado para expandir a memória RAM, através da gestão de memória virtual. Existemvários tipos de discos rígidos diferentes: IDE/ATA, Serial ATA, SCSI, Fibre channel, SAS, SSD.
Um dos primeiros HDs que se tem notícia é o IBM 305 RAMAC, lançado em 1957. Formado por 50 discos magnéticos, era capaz de armazenar até 5 MB de dados (um avanço para a época) e possuía dimensões enormes. Seu preço também não era nada convidativo: custava cerca de 30 mil dólares. Com o passar dos anos, os HDsforam aumentando sua capacidade de armazenamento, ao mesmo tempo em que se tornaram menores, mais baratos e mais confiáveis.
No século XXI, as aplicações para esse tipo de disco foram expandidas e agora são usados em câmeras filmadoras, ipods, mp3 players, PDAs, videogames (Xbox360 e Playstation 3) e até celulares. Também devemos lembrar que atualmente o disco rígido não é só interno; existemtambém os externos, que possibilitam o transporte de grandes quantidades de dados entre computadores sem a necessidade de rede.
B ) Disparidades
As indústrias consideram 1 GB = 1000*1000*1000 bytes, pois no sistema internacional de unidades (SI), o prefixo giga quer dizer dez a nona (bilhões), enquanto o sistema operacional consideram 1 GB = 1024*1024*1024 bytes, já que os computadores...
tracking img