Uml metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Modelagem de Processos

Prof.: Fernando Ascani

2 – Diagramas de casos de uso – Análise de requisitos
A análise de requisitos consiste em determinar os serviços que o usuário espera do sistemae as condições (restrições) sob as quais o sistema será desenvolvido e operar. As necessidades do usuário podem ser muito variadas, o analista deve ser capaz de retirar os requisitos funcionais enão-funcionais destas necessidades: Funcionais: lista de serviços que o sistema deve oferecer ao usuário Não funcionais: propriedades e características desejadas do sistema relativas à capacidade dearmazenamento, tempo de resposta, configuração, uso (ex. uso intuitivo), confiabilidade, etc.

Papel dos casos de uso na Análise de Requisitos
Casos de uso representam funcionalidades completas para ousuário e não, funcionalidades internas do sistema. Outro ponto importante é que o diagrama de casos de uso é um artefato de comunicação entre cliente, usuários e desenvolvedores. Por ser extremamentesimples e, consequentemente, de fácil compreensão, incentiva a participação do cliente e usuários no processo de desenvolvimento. Também serve como um contrato entre a equipe/empresa desenvolvedora eo cliente.

Casos de uso

A coleção de casos de uso representa todos os modos pelos quais o sistema pode ser utilizado pelos atores envolvidos. Um caso de uso é uma seqüência de ações realizadascolaborativamente pelos atores envolvidos e pelo sistema que produz um resultado significativo (com valor) para os atores. Os atores representam o papel de uma entidade externa ao sistema como umusuário, um hardware, ou outro sistema que interage com o sistema modelado. O diagrama de casos de uso é apenas um panorama visual das funcionalidades do sistema, é necessária uma descrição textual paradetalhar os casos de uso. Para uma calculadora de linha de comando cujo objetivo é executar expressões aritméticas (ex. -2 +3*5), a figura abaixo já demonstra um diagrama de casos adequado.

3 -...
tracking img