Pesquisa e desenvolvimento com uml

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1847 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Artigo Científico de Pesquisa e Desenvolvimento com UML
Francisco Assis¹
¹Faculdade Nordeste(FANOR) – Fortaleza-CE-Brasil
²Curso – Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Resumo
Usar uma tecnologia de modelagem de sistema para captar
desde os primeiros contatos com o cliente , até a conclusão das etapas de desenvolvimento de software, é de extrema importância. A UML(Unified ModelingLanguage) é a junção das três mais conceituadas linguagens de modelagem orientados a objetos (Booch de Grady, OOSE de Jacobson e o OMT de Rumbaugh). Este artigo estuda a UML para que se possa criar uma metodologia de desenvolvimento de sistemas que englobe todas as fases do processo de desenvolvimento de software, desde os eventos iniciais, passando pela Análise de Requisitos, Análise, Projeto,Implementação ,Testes e Implantação.

Palavras-chave: UML. Metodologia de desenvolvimento.

Introdução
Anteriormente um grande problema no desenvolvimento de novos sistemas utilizando a orientação a objetos era o fato de não existir uma notação padronizada e realmente eficaz que pudesse abranger qualquer tipo de aplicação.
Cada metodologia possui suas próprias notações (símbolos usados paraprojetar modelos orientados a objetos), processos e ferramentas. Isso faz com que a escolha do método a ser utilizado torne-se uma decisão extremamente importante levando a discussões e sobre qual o melhor método, mais avançado e adequado para ser utilizado em um projeto específico.
Com o lançamento da UML (Unified Modeling Language)
desenvolvedores da área de orientação a objetos, ficaramentusiasmados com sua abrangência. Pois a UML traz novos conceitos que normalmente não eram usados. Um bom entendimento da UML não é somente um conhecimento suas simbologias e significados, mas também um contexto geral de modelagem orientada a objetos.
O objetivo desse artigo científico é pesquisar sobre esta
linguagem de modelagem(UML), seus pontos positivos e negativos.

1. Conceito eObjetivo de UML
A UML é uma padronização de modelagem orientado a objetos de forma que qualquer sistema, seja qual for o tipo, possa ser modelado
corretamente, com consistência, fácil de se comunicar com outras aplicações, simples de ser atualizado e compreensível. Sendo assim a UML especifica, visualiza, documenta e constrói artefatos de um sistema.
A UML disponibiliza uma forma de modelagem deprojetos de Sistemas, incluindo seus aspectos conceituais tais como processos de negócios e funções do sistema, além de itens concretos como as classes escritas em determinada linguagem de programação, processos de banco de dados e componentes de software reutilizáveis.
(GUEDES,2007).
 

2.Visão Geral

Diagrama UML
Fonte:OMG (2006);Fowler (2005)



3.Etapas dodesenvolvimento de sistemas com UML
3.1- Levantamento de requisitos:
Etapa em que há a compreensão do problema, a qual acontece o levantamento e a definição das necessidades do cliente. Nessa etapa se utiliza de técnicas para avaliar as necessidades como: observar o ambiente do usuário, entrevistar o usuário, comparação com sistemas do mesmo domínio de negócioque já existem.
Para o levantamento de requisitos existe um documento chamado documento de requisitos (escrito em linguagem natural) o qual se divide em três seções, a primeira é a de requisitos funcionais que define o funcionamento do sistema, o que o sistema irá ou não permitir ou fazer, a segunda seção é a de requisitos não funcionais que define a qualidade que osistema possui relacionado a suas funcionalidades, confiabilidade, desempenho, portabilidade, segurança e usabilidade, a terceira seção é a de requisitos normativos a qual trata de restrições sobre o desenvolvimento, custo e prazo, tratando também de plataforma de desenvolvimento, softwares, componentes de hardwares e eventuais comunicações com sistemas legados.
3.2- Análise de...
tracking img