Umidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Primeiro Tema
UMIDADE

A Umidade vem a ser o estado do que é úmido.
A umidade se apresenta como um Risco Físico, sendo este gerado pelas diversas formas de energia a que possa estar exposto os trabalhadores.
Em caso de trabalho em locais muito úmidos, deve ser utilizado proteção contínua devido aos grandes riscos que traz a saúde.
Nesse caso é preciso utilizar roupas impermeáveis, comproteção à umidade, pois o risco e a contaminação por bactérias e fungos são constantes.
O tempo de trabalho em tais condições deve ser bastante limitado, com utilização de máscaras do tipo Bico de Pato, utilizado para manipular micro-organismos transmissíveis por via aérea, como Fungos.
Temos ainda a Umidade do ar, sendo esta a quantidade de vapor d’água presente no ar atmosférico. Estaquantidade pode ser medida em números absolutos (g/m³) ou de forma relativa ao seu ponto de saturação (%).

Embora seja medida apenas com o uso de aparelhos, como o Higrômetro, a umidade pode ser evidenciada com a incidência de neblina e nevoeiros.

Ao lado da temperatura, temos a Umidade Relativa do Ar que vem a ser a relação entre a pressão de vapor do ar (medida em pascal) ea pressão de vapor do ar obtida em condições de equilíbrio ou saturação sobre uma superfície de água líquida ou gelo. O valor da umidade relativa varia entre 0 e 1 para condições até a saturação (e acima de 1 para condições supersaturadas) de acordo com a temperatura. Convencionalmente também é denotada em porcentagem. Em outras palavras pode se dizer que Umidade Relativa do Ar é a relaçãoentre a quantidade de água existente no ar (umidade absoluta) e a quantidade máxima que poderia haver na mesma temperatura (ponto de saturação). Ela é um dos indicadores usados na meteorologia para saber como o tempo se comportará (fazer previsões). Essa umidade presente no ar é decorrente de uma das fases do ciclo hidrológico, o processo de evaporação da água. O vapor de águasobe para a atmosfera e se acumula em forma de nuvens, mas uma parte passa a compor o ar que circula na atmosfera. Quando certo material é exposto à umidade, ele perde ou ganha água para ajustar sua própria umidade a uma condição de equilíbrio com o ambiente. Isso ocorre quando a pressão de vapor da superfície do material se iguala a pressão de vapor de água do ar que o envolve.

A baixa umidadepode provocar riscos à saúde como sangramentos nasais e facilitar a contração de doenças respiratórias, enquanto que em lugares quentes e de alta umidade, as pessoas podem sentir tonturas e mal-estar.

Há dois tipos de aparelhos para medir a Umidade do Ar o Psicrômetro e o Higrômetro.
Higrômetro é constituído por substância que por sua capacidade de absorver a umidade do ar, podem serempregadas para medi-las. Sais de lítio alteram sua resistência elétrica, conforme a quantidade de água que absorvem, e esta pode ser medida com AMPERÌMETRO e assim obter valores convertidos em umidade relativa do ar.



 Demonstração de um Higrômetro

O Psicrômetro é constituído por dois termômetros de mercúrioidênticos, que são expostos ao ar: Um com o Bulbo descoberto (Bulbo Seco) e o outro coberto por gaze umedecida (Bulbo Úmido). A água quando evaporada da gaze, resfria o bulbo, assim quando mais seco estiver, mais água perde e mais resfria o bulbo. Através da diferença de temperatura pode-se calcular a umidade relativa do ar.
Demonstração de um Psicrômetro
Desta forma pode se dizerque Umidade Relativa do Ar é a relação entre a quantidade de água existente no ar (umidade absoluta) e a quantidade máxima que poderia haver na mesma temperatura (ponto de saturação). Ela é um dos indicadores usados na meteorologia para saber como o tempo se comportará (fazer previsões).
Existem ainda outros aparelhos que medem outros fenômenos tais como:
- Decibelímetro – mede ruído...
tracking img