Resenha do filme cavalo de guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme “Cavalo de Guerra” dirigido pelo prestigiado Steven Spielberg,2011,é uma adaptação da obra homônima do autor britânico Michael Morpurgo.Ele pode ser considerado um exemplo de filme aparentemente histórico pois através da fábula consegue representar fatos e interpretações (no caso, pelos olhos do cavalo) sobre a Primeira Guerra Mundial.
A aventura começa algum tempo antes da PrimeiraGrande Guerra na cidade de Devon ,Inglaterra. Logo na primeira cena nos é apresentado o cavalo Joey e nas cenas seguintes conhecemos o jovem Albert Narracott e sua família.
A trama já se inicia com um conflito: mesmo passando por uma terrível crise o patriarca dos Narracott,Ted,”por questão de honra” compra Joey, até então um cavalo considerado inadequado para o trabalho no campo, por umaltíssimo preço. Como não possuía dinheiro para pagar teve que negociar com Lyons, milionário inescrupuloso que dominava a região, e no acordo ficou previsto que Ted deveria pagar Lyons o mais rápido possível ou senão ele perderia a fazenda. À partir desse momento Albert passa a treinar Joey para arar o campo e posteriormente conseguir plantar e pagar as dívidas do pai.
Após vários esforços o rapazconsegue com que o cavalo are o campo, para a surpresa de todos. No entanto quando o período da colheita está próximo há uma grande tempestade que arruína toda plantação. E é nesse momento que temos a ação que possibilitará toda a continuidade e grandiosidade da história: Ted vende o cavalo contra a vontade do filho para o exército britânico e consegue pagar suas dívidas.
É nesse momento também queconhecemos o passado do Sr. Narracott que é um veterano das campanha inglesas no sul da África na virado do século XIX para o XX,a Guerra dos Bôeres .O que justifica várias de suas atitudes e o que nos mostra outro lado de Albert quando o jovem fica sabendo do passado do pai e não entende como ele não pode se orgulhar.
Essa primeira parte do filme reproduz o conflito dos grupos mais pobres frenteao poder do capital neste momento de ápice do liberalismo econômico. E é dado início a Primeira Guerra Mundial.
A partir desses acontecimentos passamos a acompanhar a guerra através dos olhos de Joey e sua trajetória. Como agora pertence ao exercito britânico Joey é treinado como um cavalo de guerra pelo Capitão Nicholls,que prometeu a Albert cuidar do cavalo como se fosse o próprio, tudoaparentemente vai bem até que os britânicos invadem o acampamento do alemães e muitos deles são mortos inclusive Nicholls.Joey se salva e partir dai começa uma amizade com outro cavalo inglês, um cavalo negro.Nessa cena temos o contraste entre o passado e o futuro eminente: a ainda a utilização de cavalos e outras técnicas de guerras ultrapassadas e o desenvolvimento bélico.
A dupla primeiramente écapturada por tropas alemães e é usada para fuga de dois irmão soldados, que sem êxito são encontrados por seus ex-companheiros. Os animais ficam perdidos até uma pequena francesa os encontrar, e esta e seu avô passam a cuidar deles, a francesinha, que possuía problemas de saúde, cria um vínculo forte com Joey.
Com o avanço da guerra, os cavalos são levados da menina por soldados alemães eutilizados em “campos de trabalho”. Nesse cenário vemos o sofrimento dos animais quando brutalmente forçados a trabalhar até a morte e tudo isso para que os alemães conseguissem mais agilidade nas suas obras, nesse ambiente surge um tratador alemão que se recusa a aplicar a cruel lógica da guerra nos animais. O cavalo negro morre e agora o solitário Joey ,após muito esforço, consegue fugir.
EnquantoJoey passa por inúmeras dificuldades, Albert se alista no exército e a partir dai vive em busca de seu velho amigo. Quando era possível ele assobiava esperando que Joey aparecesse, os seus companheiros o considerava um louco.
A aventura vai caminhando para o seu desfecho. Joey após sua fuga fica preso a arames farpados em meio a um campo de batalha e é nesse momento que percebemos que a guerra...
tracking img