Umidade e conforto termico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2114 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRÁTICA DE UMIDADE
INTRODUÇÃO
As atividades ou operações executadas em locais alagados ou encharcadas, com umidades excessivas, capazes de produzir danos à saúde dos trabalhadores, são situações insalubres e devem ter a atenção dos prevencionistas por meio de verificações realizadas nesses locais para estudar a implantação de medida de controle.
A exposição do trabalhador à umidade podeacarretar doenças do aparelho respiratório, quedas, doenças de pele, doenças circulatórias, entre outras.
Para o controle da exposição do trabalhador à umidade podem ser tomadas medidas de proteção coletiva (como o estudo de modificações no processo do trabalho, colocação de estrados de madeira, ralos para escoamento) e medidas de proteção individual (como o fornecimento do EPI - luvas de borracha,botas, avental para trabalhadores em galvanoplastia, cozinha, limpeza etc).

CONCEITOS E REVISÃO
* Umidade absoluta
Umidade Absoluta ou Atual é definida como a massa de vapor de água por unidade de volume da mistura, ou seja:

É comum definir se a UA em função da pressão parcial atual de vapor (ea) e da equação de estado: Sabendo que M(H2O)=18 g/mol; R=8,314 J. K/mol

* Umidade desaturação
Umidade de Saturação Umidade de Saturação –– é a umidade absoluta na qual a pressão parcial do vapor de água (ea) é igual a pressão de saturação do vapor de água (es), sendo es uma função da temperatura, es = f(T). US é a concentração máxima de vapor que pode ocorrer a uma dada temperatura. Da definição de umidade absoluta:

* Umidade relativa
A Umidade Relativa UR é definida comoo quociente entre as umidades absoluta (UA) e a de saturação (US):
UR=UAUS ou em porcentagem UR%=UAUR x 100%
UR de um volume de ar é a relação entre a quantidade de vapor d'água que ele contém e o que conteria se estivesse saturado.
Em termos das respectivas pressões parciais de vapor:

Onde:
ea = pressão parcial atual do vapor d’água;
es = pressão parcial de saturação àtemperatura do ar, que é o valor de ea, ,
caso o ar estivesse saturado, à mesma temperatura.
* Temperatura de ponto de orvalho
Ponto de orvalho é a temperatura em que o vapor d'água fica saturado. Quando se esfria o ar contendo uma dada quantidade de vapor d’água, alcança-se uma temperatura na qual se uma temperatura na qual a pressão parcial de vapor é igual à pressão de saturação. Esteponto de temperatura é denominado temperatura do ponto de orvalho (To). Graficamente, To pode ser obtida traçando-se uma linha horizontal desde o ponto A (ponto A (ea) até interceptar a curva de) até interceptar a curva de es, traçando-se uma linha vertical desse ponto até a escala de temperatura.

O to pode ser cálculo pelas seguintes equações

MEDIÇÃO DA UMIDADE DO AR
OBJETIVO
*Determinar a umidade relativa do ar nas condições de trabalho apresentada, por meio da psicrometria e avaliar suas implicações.
MATERIAL E MÉTODO
INSTRUMENTAL
Os psicrômetros são aparelhos que servem para avaliar o vapor de água contido na atmosfera. Eles são constituídos de dois termômetros a diferença entre eles e que um trabalha com o bulbo seco e o outro com o bulbo úmido, são muitos usados paramedir a temperatura da formação do orvalho (ponto de orvalho) e a umidade relativa do ar. O bulbo úmido ele e revestido na ponta por uma malha porosa (geralmente e utilizado algodão) e que fica mergulhada dentro de um recipiente contendo água destilada, essa malha sempre ficara úmida devido ao efeito da capilaridade (chama-se capilaridade à propriedade dos fluidos de subir ou descer em tubos muitofinos). A evaporação da água da malha retira o calor do bulbo úmido o fazendo indicar a temperatura ambiente, Essa evaporação é tanta que quanto mais seca está à atmosfera é nula quando a atmosfera está saturada de vapor de água.
(equação psicrométrica)
Nessa equação, es, tu é a pressão de vapor à temperatura do bulbo úmido, Patm é a pressão atmosférica e γ é a constante psicrométrica. O...
tracking img