Umidade e cinzas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

ENSAIO DE UMIDADE, CINZAS E AW

Aline Trevisol
Cristina Sommer
Diego Kuhn Kollet
Guilherme A. Paludo
Lúcia Leffa Schwanck
Marcela de Oliveira Duarte

Relatório da prática 1 da disciplina de
Bromatologia I do curso Técnico em Química
Professor: Lisângela Penz

Lajeado, abril de 2011

1. INTRODUÇÃO

Através do seguinte relatório iremosdemonstrar 3 ensaios realizados em laboratório, o ensaio de cinzas onde o seu método baseia-se na determinação da perda de peso do material submetido à queima em temperatura de 550 ºC.
O ensaio de umidade, que é uma analise que pode ser aplicada em todos os alimentos, exceto os que sofram decomposição a temperatura de 130 °C onde ocorre a perda de umidade e substâncias voláteis.
E o ensaio deaW que foi realizado no unianalises usando um aparelho especifico para essa analise.

2.1 OBJETIVO

Este relatório tem por objetivo, mostrar os métodos de analises de umidade, cinzas e aw, e determinar a quantidade presente de tais em uma determinada amostra.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A porcentagem de umidade do alimento relaciona-se com a quantidade de água disponível neleexistente. É possível determinar a quantidade de água que foi removida ou adicionada a um produto quando se tem conhecimento da sua umidade inicial e da nova umidade final (final), após a modificação de seu estado. O teor de umidade corresponde à perda sofrida pelo alimento quando aquecido em condições nas quais a água é removida. Na realidade não é somente a ser removida, mas outras substâncias sevolatizam nessas condições.
A determinação de umidade é uma das medidas mais importantes e utilizadas nas análises de alimentos, é ela quem verifica a quantidade de água presente no produto. A umidade de um alimento está relacionada com sua estabilidade, qualidade e composição, e pode afetar as seguintes características do produto:
Estocagem: alimentos estocados com alta umidade irão deteriorarmais rapidamente do que os que possuem baixa umidade. Por exemplo, grãos com umidade excessiva estão sujeitos a rápida deterioração devido ao crescimento de fungos que desenvolvem toxinas como aflatoxina (cancerígena).
Embalagem: alguns tipos de deterioração podem ocorrer em determinadas embalagens se o alimento apresentar uma umidade excessiva. Por exemplo, a velocidade do escurecimento emvegetais e frutas desidratadas ou absorção de oxigênio (oxidação) em ovo em pó podem aumentar com o aumento de umidade, em embalagens permeáveis à luz e ao oxigênio.
Processamento: a quantidade de água é importante no processamento de vários produtos, como, por exemplo, a umidade do trigo na fabricação do pão e produtos de padaria. ( http://www.setor1.com.br/analises/umidade/d_ef.htm )

A cinza deuma amostra de alimento é o resíduo inorgânico que permanece após a
queima de matéria orgânica de uma amostra. A cinza é constituída principalmente de grandes quantidades de K, Na, Ca e Mg; pequenas quantidades de Al, Fe, Cu, Mn e Zn e traços de Ar, I,F e outros elementos.
O método de determinação de cinzas é muito simples e consiste na queima da amostra em mufla utilizando temperaturas de550ºC a 570ºC por tempos pré determinados.
Para cada tipo de amostra existem condições recomendadas que devem ser verificadas antes de proceder a determinação.
A cinza obtida não é necessariamente da mesma composição que a matéria mineral presente originalmente no alimento, pois pode haver perda por volatilização ou alguma interação entre os constituintes da amostra. Os elementos minerais seapresentam na cinza sob a forma de óxidos, sulfatos, fosfatos, silicatos e cloretos, dependendo das condições de incineração e da composição do alimento.
(http://www.feagri.unicamp.br/ctea/manuais/analise_matbiologico.pdf)

3. PARTE EXPERIMENTAL

3.1 Material utilizado - Determinação de umidade
- Balança analítica (precisão +/- 0,0001g);
- estufa de secagem;
- cápsula;
- espátula
-...
tracking img